Paraquedista subiu até bem perto dos 30 mil metros de altitude, auxiliado por um balão de hélio. Depois, foi só abrir a porta e viajar a mais de 800 quilómetros por hora em direção ao solo. Mas ele quer ir ainda mais longe!
Felix Baumgartner, um paraquedista austríaco, efetuou esta quarta-feira mais um treino para aquele que é o seu objetivo final, bater o recorde de um salto em altitude e em velocidade.
O salto serviu essencialmente como teste e treino. Em agosto, o paraquedista quer bater o recorde detido por Joe Kittinger, que em 1960 saltou de uma altura superior a 31 mil metros. Também quer ser o primeiro homem a ultrapassar a barreira do som com o próprio corpo, protegido apenas por fato espacial.
Baumgartner subiu esta semana até aos 29.500 metros de altitude, a bordo de uma cápsula auxiliada por um enorme balão de hélio. Depois, devidamente protegido com um facto idêntico ao utilizado pelos astronautas, o austríaco voou a grande velocidade em direção à Terra, atingindo velocidades na ordem dos 860 quilómetros por hora.
Tudo aconteceu em pouco mais de hora e meia. Cerca de 90 minutos foi o tempo que demorou a chegar à altitude pretendida. A viagem até ao solo demorou depois cerca de quatro minutos.