A maior rede social do mundo alterou esta madrugada os endereços de e-mail de todos os utilizadores. Os mais de 900 milhões de inscritos no Facebook tiveram esta manhã o seu perfil alterado, sem serem previamente contactados.
A alteração ocorreu na página de perfil dos utilizadores. O endereço de e-mail na área de contactos foi alterado para a terminação ‘@facebook.com’.
O e-mail pessoal anteriormente inscrito não foi apagado, mas uma vez que foi escondido, é necessária intervenção manual para reverter à forma original. Se tal não se fizer, os e-mails enviados para estes utilizadores passam a ser transmitidos através da conta do Facebook.
O Facebook removeu os endereços de correio electrónico (emails) dos seus utilizadores nas informações de contacto dos respectivos perfis e substituiu-os por emails do Facebook sem qualquer aviso. Trata-se de mais uma manobra ao estilo “dispara primeiro, pergunta depois” que já valeu muitas críticas ao Facebook no passado.
Tal como o Ainanas já tinha referido há alguns meses atrás, esta é mais uma tentativa do Facebook para se afirmar no segmento dos e-mails, dominado por Google (Gmail) e Microsoft (Hotmail).
Esta decisão da rede social não é contrária às regras de utilização que todas as pessoas têm de declarar aceitar no momento em que se inscrevem – na qual é declarado, designadamente, que todo o conteúdo colocado na rede passa também a ser propriedade do Facebook. Mas está a provocar polémica, uma vez que a alteração foi feita em pré-aviso. O site especializado em tecnologia Gizmodo escreveu mesmo um artigo muito crítico, no qual exige directamente: “Não voltem a fazer isto”.
O problema desta decisão, para nós, é alterarem por sua iniciativa o teu perfil sem te perguntarem, há gente que não gosta. Mas no final o resultado até pode ser melhor. Pessoalmente, já tinha o e-mail do facebook visível de qualquer maneira. É melhor porque dá mais privacidade. Mas também percebo que é chato as pessoas que tinham outro e-mail conscimentemente, verem a sua decisão contrariada sem ter voto na matéria.
Segundo o jornal Daily Mail, um porta-voz do Facebook justificou a medida como forma de proteção da privacidade dos utilizadores. “Vamos também lançar uma nova opção que dá às pessoas hipótese de decidir que endereço de e-mail deseja que apareça na ‘Timeline'”, promete a mesma fonte.