A Internet poderá ficar inacessível em mais de 350 mil computadores em tudo o mundo, segundo o alerta do FBI, no seguimento do virus DNS Charger. Do total dos PC que serão alvo desta operação do FBI, 85 mil estão localizados nos EUA, tendo inclusive chegado às máquinas da Nasa.
A razão deste “apagão” é o virus DNS Changer, criado por “hackers” para redireccionar o tráfego da internet, em 2007. Os vírus são programados para redirecionar o tráfego de Internet para servidores DNS, que distribuem o tráfego da Internet, controlados por criminosos, segundo o FBI.
O vírus foi criado em 2007 e descoberto há algum tempo, mas só em Novembro último as autoridades conseguiram uma ordem judicial para que o FBI pudesse substituir os servidores, de modo a normalizar o tráfego mesmo nos computadores infectados. E essa ordem expira nesta segunda-feira.
Assim, o FBI tem até hoje para subsituir os servidores afectados, tentando assim eliminar o problema.
A operação denominada ‘Ghost Click’ já levou à apreensão de seis estonianos acusados de fraude, após terem infectados centenas de milhares de computadores em todo mundo com o código malicioso nomeado ‘DNS Changer’, segundo explicou a agência Efe.
Os hackers (piratas informáticos) utilizaram esse acesso para manipular a publicidade na rede, com o que ganharam até 14 milhões de dólares em receitas ilegais, de acordo com os dados do FBI, citados pela mesma agência.
Os sites especializados chegaram mesmo a dizer que há risco de “apagão” na Internet durante o dia de hoje, mas especialistas consultados pela agência Reuters, asseguram que apenas um pequeno número dos computadores está sob risco, e que os ISP estarão atentos para restaurar rapidamente o serviço em caso de problemas.