Tnks: Gonçalo Sousa
A filha de Bruce Willis e Demi Moore, Scout Willis, lançou uma campanha em defesa do direito à nudez. A jovem de 22 anos publicou fotos, com a hashtag #FreeTheNipple, de um passeio por Nova Iorque com o peito a descoberto. São “escolhas pessoais”, justifica.
Scout Willis, a filha de Bruce Willis e Demi Moore, inspirou-se numa polémica recente com a cantora Rihanna e decidiu desafiar a política de utilização do Instagram quanto à nudez.
Com a hastag #FreeTheNipple (‘Libertem o Mamilo’), a jovem de 22 anos foi passear em Nova Iorque, em topless, e depois partilhou as fotos dessa aventura no Instagram.
Ficou com a conta bloqueada, mas tal serviu para alimentar a campanha, como explicou ao partilhar as mesmas fotos no Twitter, um serviço que permite essas imagens.
“Trata-se de ajudar as mulheres a se sentir com poder de fazer escolhas pessoais a respeito dos seus corpos não ditadas pelo que a sociedade diz ser decente”, justificou Scout.
Em comunicado, o Instagram defendeu a política antinudez como “um compromisso” entre “um lugar divertido e seguro” para todos os utilizadores e a expressão artística.
“As nossas diretrizes impõem limitações à nudez e ao conteúdo adulto. Quando um conteúdo é denunciado, nós analisamos e removemos se violar nossas políticas”, refere o mesmo comunicado da empresa.
A justificação não convenceu a filha de Bruce Willis, para quem a política do Instagram é contraditória:
permite fotos de quase nudez de mulheres que (segundo a jovem) são degradantes, mas proíbe qualquer imagem que inclua um mamilo, mesmo que seja de uma mãe a amamentar.
Na origem da campanha esteve a recente polémica com Rihanna, que ficou com a conta do Instagram bloqueada depois de ter partilhado as fotos de um ensaio mais ousado.
Conversa sobre o Tema
Miguel Resende: Eu acho bem não haver nada assim pelo facebook e redes sociais, quem quiser ver mamas so procurar no google, agora nas redes sociais tambem há crianças (coisa que ja devem ter procurado aos montes mas pronto).
Ralu Bianca Voda: Tanta censura ainda nos dias de hoje só faz com que haja ainda tantos tarados.. mal vêem um decote, ficam logo acesos..já para não falar de uma mama toda exposta.. triste que ainda há tantos tabus e “tam tam” a volta da nudez.. é bom haver decência sim, mas essa fica na consciência de cada um.
É como com os gatos: se tiveres uma divisão constantemente fechada e os proibires de ir para lá, vai tornar-se automaticamente a sua divisão favorita da casa. Se fosse tão natural uma mulher andar com o peito descoberto como é um homem andar com o peito descoberto, rapidamente desaparecia toda a loucura de ver mamas. É claro que podia apreciar-se, tal como calculo que as raparigas apreciem um gajo com o peito definido, mas ia ser uma visão normal, não algo que se pensasse censurar, é apenas uma parte do corpo. Esta sociedade tem ideias mesmo maradas do que é ser decente. Enfim.