O americano Anthony Suau é o vencedor do Prémio World Press Photo 2008, por uma fotografia que ilustra a crise do subprime nos Estados Unidos, anunciou ontem em Amsterdão a organização do prestigiado prémio de fotojornalismo.
Na fotografia a preto e branco, tirada em Março de 2008 e publicada na revista “Time”, um polícia armado assegura-se de que uma casa num bairro de Cleveland, estado do Ohio, EUA, está vazia, depois de os proprietários terem sido obrigados a abandonar a casa por não poderem pagar o empréstimo ao banco.
“A força desta fotografia está nos contrastes. Parece uma fotografia de um conflito mas é simplesmente a expulsão dos ocupantes de uma casa”, declarou o presidente do júri, MaryAnne Golon. “Agora a guerra entra nas casas das pessoas porque não podem pagar um empréstimo”, acrescenta.
“É uma fotografia ambígua”, avalia Akinbode Akinbiyi, outro membro do júri. “É preciso compreender o contexto em que a fotografia foi tirada para que qualquer pessoa do mundo se aperceba: ‘isto também pode acontecer-me’”.
Nesta edição do World Press Photo foram premiados, nas dez categorias a concurso, 64 fotojornalistas de 27 nacionalidades. No total os concorrentes representavam 124 nacionalidades.