Uma romena embarcou numa viagem para mostrar a beleza das mulheres do mundo inteiro. Já tem “na caderneta” mulheres de países tão variados como Colômbia, China, Indonésia, Irão ou Brasil.
Mas quer fotografar muito mais e ter um retrato de pelo menos uma mulher de cada país para o seu “Atlas da Beleza”, o nome que deu ao projecto.
[to_like id=”30958″]
“Na minha opinião, beleza significa manter vivas as nossas origens e a nossa cultura. Ser natural, sincera, autêntica e única e não necessariamente ser magra e estar na moda”, escreve Mihaela Noroc. Descreveu a beleza como algo que está “nos olhos de quem vê” sem ser “uma questão de tamanho ou cosmética”.
A fotógrafa captura “caras naturais e diversificadas” mas na maioria jovens, para ser possível colocar lado-a-lado vários rostos. “Para que a comparação fosse possível tive de escolher uma faixa etária, aquela que também é a minha. Mas a beleza não está na idade, está em ser-se natural e franca”, acrescenta a fotógrafa.
País: Colombia. Talvez a nossa foto favorita.
E para as fotografar, basta encontrá-las na rua. Depois vem o desafio para que pose para a sua lente no ambiente onde se sente mais confortável – seja dentro de casa, na rua ou num jardim. “Umas vezes basta encontrar uma mulher interessante, na rua, por acaso. Outras vezes utilizo as redes sociais para combinar com elas e aí posso passar uma hora a fotografá-las”, conta.
Em 2015, o objectivo da romena de 29 anos é conseguir angariar fundos para visitar mais países e completar mais capítulos desta tarefa épica.
“Talvez daqui a 50 anos todas as mulheres à volta do mundo se vistam e comportem da mesma maneira. Aí, o meu projecto pode tornar-se uma testemunha de culturas e tradições que existiam na minha era”
País: Colombia
País: Singapura
País: Venezuela
País: Colombia
País: Chile
País: Peru
País: Irão
País: USA
País: Roménia
País: Brasil
País: Brasil
País: Etiopia
País: Roménia
País: Letónia
País: Russia
País: Ecuador
País: Cuba
País: Brasil
País: Finlandia
Em 16 meses, Mihaela Noroc viajou por 37 países e compilou dezenas de fotos. Mas quer fotografar muito mais e ter um retrato de uma mulher de cada país para o seu “Atlas da Beleza”, o nome que deu ao projecto.
[/to_like]