Portugal vai ser afetado por uma massa de ar frio polar entre o próximo sábado e terça-feira, com as temperaturas mínimas a chegarem aos 4 graus negativos. Termómetros em Lisboa baixam até 1 grau e 0 no Porto. Bragança e Guarda serão os distritos mais frios.
Segundo as previsões que constam no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os distritos mais frios serão Bragança e Guarda, onde o termómetro chegará aos -4.
[to_like id=”25085″] [/to_like]
Vila Real chegará aos 3 graus negativos, Viseu e Castelo Branco aos 3 graus negativos, Coimbra, Portalegre e Setúbal terão 1 grau negativo e Aveiro, Beja, Braga, Évora, Leiria, Porto e Viana do Castelo atingirão os 0 graus de mínima.
Entre as temperaturas mínimas, só Faro (5), Lisboa (1) e Santarém (1) se vão manter entre os positivos.
Já as temperaturas máximas vão variar entre os 5 graus positivos na Guarda e os 14 graus em Faro. Lisboa e Porto chegarão aos 12.
Durante os quatro dias em que o continente será afetado por uma massa de ar polar/ártico, e embora as temperaturas se vão manter baixas durante toda a próxima semana, domingo será o dia mais frio em Braga e Faro.
Já segunda-feira será o dia mais frio nos distritos de Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Portalegre e Viseu.
Terça-feira é dia de os termómetros baixarem mais em Bragança, Castelo Branco, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real.
Os arquipélagos da Madeira e dos Açores não serão afetados por esta massa de ar frio, pelo que contarão com temperaturas amenas para a época do ano.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera sublinha, no entanto, que as previsões só começam a ficar mais precisas a três dias das datas em causa, pelo que, até lá, poderão verificar-se várias alterações.
O frio não deverá traduzir-se em queda de neve e o sol servirá para diminuir os seus efeitos.
«Estamos a prever que não haja precipitação e haja pouca nebulosidade. Com o efeito do sol, não se irá sentir tanto frio durante o dia», explicou a meteorologista Margarida Gonçalves à agência Lusa.