Um escocês descobriu, presa nas redes de pesca do seu navio, uma garrafa com uma mensagem que estava à deriva no mar há quase 100 anos.
A mensagem, que fazia parte de uma experiência científica, detém agora o recorde do Guinness por ser a mais antiga do mundo.
Foi descoberta na costa do Reino Unido a garrafa com a mensagem mais velha do mundo, que se pensa ter estado à deriva durante 97 anos e 309 dias. Segundo a revista “Time”, a garrafa ficou presa nas redes de pesca do barco “Copious”, comandado por um escocês, Andrew Leaper.
A mensagem foi lançada a junho de 1914 e fazia parte de um estudo científico para estudar as correntes marítimas à volta da Escócia. Das mais de 1800 garrafas lançadas ao mar na altura, apenas 315 foram encontradas.
A garrafa, encontrada a apenas 17 quilómetros do local de lançamento, continha um postal que pedia a quem o encontrasse para registar a localização, enviando-o por correio para a Escola de Navegação de Glasgow.
A tarefa dava direito a uma recompensa de “six pence”, que valeria cerca de um euro hoje em dia.
A garrafa, que entra agora no livro do Guiness, bate o recorde anterior por cinco anos. Curiosamente, foi o mesmo navio, o “Copious”, que encontrou a garrafa anterior, que também fazia parte do estudo científico.