Este sábado, dia 5 de maio, vai ser possível observar a maior lua cheia do ano. Embora não seja um termo científico, esta é conhecida como uma “super lua”, tradicionalmente associada ao azar e a desastres naturais.
A lua vai parecer excecionalmente grande a quem olhar para o céu, principalmente durante o nascimento, este sábado à noite. O fenómeno é resultado do movimento elíptico que o satélite natural descreve à volta da Terra.
Foto tirada à “Super Lua” do ano passado, no Reino Unido.
Quando está no ponto mais afastado da elipse – o apogeu – o a lua está a cerca de 405 mil quilómetros de distância; já no ponto mais próximo – o perigeu – está apenas a 363 mil quilómetros do planeta Terra.
No sábado, a lua vai passar pelo perigeu, ao mesmo tempo que está em fase de lua cheia. Neste dia, vista da Terra parecerá 14% maior e 30% mais brilhante.
No Porto, o nascimento ocorrerá às 20 horas e 12 minutos e o ocaso será às 5 horas e 40 minutos. Em Lisboa, a Lua vai nascer às 20 horas e 9 minutos e pôr-se-á na madrugada de domingo às 5 horas e 47 minutos.
A NASA recomenda os interessados a olharem para o céu durante o nascimento da lua. Por motivos que ainda não são totalmente compreendidos pelos especialistas, mas que possivelmente estarão relacionados com ilusão de ótica, durante o seu nascimento, o satélite parece especialmente maior.
“Se a luz da lua o acordar na noite de 5 de maio”, escreveu Tony Phillips, um astrónomo que atualiza o site de informações científicas da NASA, “o melhor será sair da cama e dar uma espreitadela”.
Fonte: JN