Uma empresa chinesa promete revolucionar a forma como nos deslocamos com o seu mais recentes produto, apresentado há dias na CES: um drone capaz de transportar pessoas até 100 Kg.
Criado pela empresa chinesa Ehang, este é o primeiro drone capaz de carregar passageiros e pode transportar cargas ou pessoas que pesem até 100 quilos. E não precisas de saber pilotar nada: o sistema estará completamente integrado numa plataforma e basta que indiques o local de destino e ele leva-te lá.
Denominado Ehang 184, o aparelho tem quase 1,5 metros, pesa cerca de 200 quilos, pode deslocar-se a uma velocidade até 100 km/h e atingir uma altitude de quase 3,5km.
Tem uma autonomia até 23 minutos e precisa de quatro horas para estar totalmente carregado. Não é impressionante, mas tendo em conta que é um primeiro modelo, é muito promissor.
À primeira vista, este pode parecer um “mini helicóptero” mas a verdadeira diferença para o outro meio de transporte é que o drone não tem comandos.
O passageiro precisa apenas de indicar no mapa para onde deseja ir e usar dois botões simples: “descolar” e “aterrar”. Além disso, as hélices estão situadas na base, ao contrário dos helicópteros.
Este revolucionário meio de transporte deverá enfrentar restrições legais em muitos países, pelo que, para já, só deverá começar a ser comercializado na China. Enquanto houver 1 ou 2 por aí, tudo bem, mas se imaginarmos 100 coisas destas a passar em frente à nossa janela por hora, com o barulhão que fazem e o perigo que representam provavelmente já não achamos tanta piada à brincadeira.
Espera-se que chegue ao mercado no final do ano, com um preço final que pode rondar os 200 e os 300 mil dólares, aproximadamente 186 a 279 mil euros.