O Primeiro Ministro António Costa acabou de falar aos portugueses e anunciou as medidas que vamos tomar nesta fase nesta “batalha de todos” contra o COVID-19
Todas as escolas vão estar fechadas, pelo menos, até à Páscoa. A medida será reavaliada daqui a praticamente um mês, a 9 de Abril. Nessa altura verão se dá para abrir ou é para continuar em casa.
Mas há mais medidas.
· Irão também forçar o encerramento de discotecas e espaços semelhantes;
· Limitar visitas a lares e centros de dia em todo o país;
· Limitar a quantidade de pessoas que pode estar ao mesmo tempo em centros comerciais e serviços públicos;
· Reduzir para um terço a lotação dos restaurantes;
· Cruzeiros não vão poder desembarcar no nosso país, excepto para saírem cidadãos nacionais;
· Por enquanto não há referência a aeroportos. Gostávamos de ter ouvido medidas também para travar a entrada por essa via, mas não será para já.
Isto é uma situação sem precedentes e o Governo não sabe ao certo como irá fazer (Costa seguiu imediatamente para outra reunião depois de fazer as declarações), mas vão tentar encontrar soluções em conjunto com os patrões para que as famílias consigam sobreviver a esta crise e ter rendimentos para se manter à tona.
Não se iludam: vai haver crise a vários níveis e mesmo que os apoios cheguem a quem precisa, a remuneração será apenas parcial. Vamos ter de fazer sacrifícios, vamos ter de cumprir as recomendações, e vamos ter de ser fortes.
Como já temos vindo a dizer há dias esta situação é para ser levada a sério e pedimos a vossa máxima compreensão e que assumam a responsabilidade.
Estamos em Guerra contra um inimigo invisível e cada um de nós é um soldado, com uma missão muito clara: fazer tudo o que estiver ao seu alcance para não ser infectado nem infectar ninguém.
Dito isto, estamos certos de que vamos conseguir mostrar mais uma vez a nossa fibra e sair de isto tudo mais fortes e com uma história para contar aos nossos netos…
Vê aqui a declaração completa do PM: