A Lexus está a gerar um buzz incrível um pouco por toda a internet devido ao teaser que lançou oficialmente, a respeito da divulgação para breve do primeiro hoverboard 100% funcional, mas nem todos estão convencidos.
Quando se trata de hoverboards, queremos desesperadamente acreditar que eles são possíveis. Afinal, 2015 está aqui, e não se parece nada com o amanhã previsto em “Regresso ao Futuro 2”. Porque não temos os prometidos skates voadores? Que mundo injusto!
A Lexus, marca de carros de luxo, pretende mudar isso. Eles lançaram um vídeo – na verdade, basicamente um teaser – que sugere o desenvolvimento de um hoverboard que realmente funciona. Ou será tudo apenas um elaborado hoax para promover um novo carro? Ficávamos lixados e nunca mais queríamos ver um Lexus à frente :P
Nada de novo
Não é a primeira vez que alguém tenta criar um verdadeiro skate flutuante. Modelos anteriores geralmente contaram com ímanes superfortes para permanecer no ar. Mas quanto mais peso adicionas ao skate, mais frios e fortes esses ímanes precisam de ser.
A Lexus reivindica que a sua prancha usa supercondutores arrefecidos com nitrogénio líquido e ímanes permanentes para suportar uma pessoa, daí o fumo que sai do skate. A tecnologia não é nova: chama-se levitação magnética, e permite que o hoverboard se movimente sem atrito.
Tudo parece muito incrível, mas… há uma série de problemas que nos fazem pensar que não teremos um Lexus Hoverboard nas prateleiras das lojas nos tempos mais próximos.
Problemas
Primeiro, a empresa não deu nenhum detalhe sobre o produto, a não ser que usa levitação magnética, tecnologia que não é surpresa para ninguém. As únicas coisas sólidas ditas sobre o fabrico da prancha é que está em desenvolvimento há mais de 18 meses por equipas na Alemanha e Inglaterra, e atualmente está a ser testada por um skater profissional em Barcelona, Espanha.
Além disso, dispositivos baseados em supercondutores só funcionam em superfícies magnéticas especiais, e o hoverboard da Lexus parece estar flutuando no cimento – como assim? Há aqui marosca.
Talvez seja por isso que o vídeo não mostre ninguém de facto a andar no skate, embora a Lexus tenha prometido mais vídeos do produto a ser testado, brevemente. A nós, resta-nos não perder as esperanças. Vamos lá ver o que sai daqui!