Lisboa é a primeira cidade europeia a receber o serviço Jump – As bicicletas elétricas da Uber. Isto vem fazer concorrência às trotinetes e à já existente rede GIRA, da EMEL.
Apesar de toda a controvérsia e resistência, em particular dos Taxistas, a Uber tem vindo a instalar-se cada vez mais no nosso país.
O que começou com os motoristas já se alargou a entregas de comida. Agora, a Uber trouxe 750 bicicletas elétricas para a nossa capital, disponíveis a partir de ontem .
Se vais andar para Lisboa rapidamente te irás cruzar com estas bikes fáceis de reconhecer: são vermelhas. No entanto, ao contrário das da EMEL estas não vão ter estacionamento fixo, sendo um sistema mais parecido com o das trotinetes: podes circular livremente e deixá-las em qualquer zona de estacionamento autorizado.
“Estamos entusiasmados em lançar as bicicletas elétricas Jump em Lisboa e contribuir para que mais pessoas consigam viajar em alternativa ao carro próprio”
Ryan Rzepecki, co-fundador e CEO da Jump
O motor elétrico dá uma ajuda muito bem vinda nesta cidade que pode ser desafiante pelas suas subidas e descidas e a JUMP garante que as bicicletas vão cobrir 90% do município.
Tal como as trotinetes estas bikes atingem uma velocidade máxima de 25km/h e a autonomia é de mais de 30km. Vai aproximadamente ao encontro do que se passa com a minha trotinete Xiaomi M365, ou com a bike Fiid0 D1. Tenho a dizer que uso bastante ambas, são 5 estrelas. Estas da Uber ainda não experimentei.
A Câmara de Lisboa aprova a medida e Miguel Gaspar, vereador da Mobilidade e Segurança, afirma, citado pela empresa norte-americana, que a escolha de Lisboa como entrada da Jump na Europa é acolhida com satisfação: até porque se enquadra “no âmbito da promoção dos transportes sustentáveis” da CML.
A empresa vai andar a distribuir capacetes grátis para promover a segurança entre os utilizadores. É bom que sim porque cair de bike pode ter consequências bem graves, capacete sempre!
Para começares a usar só tens de instalar a app da Uber e escolher a opção pedalar.
Aí vais ver as bikes que há nas proximidades e escolher a que queres desbloquear. Quando chegares à bike usas um pin que a app te deu para a activar. Após tirares o cadeado e verificares que os travões estão em condições e os pneus têm pressão.. podes seguir a tua vida!
No fim da viagem é só deixá-la numa zona autorizada, que será mostrada no mapa da aplicação, e trancá-la para terminar o aluguer.