A polícia italiana deteve Michele Zagaria, chefe do clã Casalesi, o mais poderoso da Camorra, a máfia napolitana, procurado há 16 anos por associação à máfia, homicídio, posse ilegal de armas, tráfico de droga e extorsão.
Michele Zagaria foi encontrado esta manhã num “bunker” de betão armado construído sob uma habitação em Casapenna, nos arredores da cidade de Casal di Príncipe.
Zagaria estava foragido desde 1995 por ter sido condenado a prisão perpétua em três processos autónomos por associação à máfia, homicídio, posse ilegal de armas, tráfico de droga e extorsão.
Todos os julgamentos foram realizados à revelia, já desde 1995 que Zagaria escapava às autoridades, integrando a lista dos fugitivos mais perigosos de Itália que, em 2000, emitiu um mandado de captura internacional em seu nome. Ao contrário do que se suspeitou, o capo não se refugiara no estrangeiro mas sim no coração da sua zona de influência.
Para além da detenção de Zagaria, durante a mesma operação foram detidas mais de 50 pessoas pertencentes a duas famílias associadas aos Casalesi.
Michele Zagaria, de 53 anos, era considerado o último capo do clã Casalesi, após a detenção em novembro de 2010 de Antonio Iovine e dos anteriores chefes Nicola Schiavone, detido em junho de 2010, e do pai deste, Francesco Schiavone, que está preso desde 1998.
Segundo estimativas da direcção nacional antimáfia, o volume de negócios da máfia liderada por Zagaria ascende a mais de 30 mil milhões de euros por ano, resultantes tanto de actividades criminosas como dos negócios que operam sob uma fachada legítima.