Marega, jogador de 28 anos do Futebol Clube do Porto, abandonou esta noite o jogo frente ao Vitória de Guimarães, devido a cânticos racistas de que estava a ser alvo.
Usou agora as redes sociais para deixar uma mensagem aos adeptos que o insultaram e aos árbitros que não o defenderam e ainda lhe deram cartão amarelo.
“Gostaria apenas de dizer a esses idiotas que vêm ao estádio fazer gritos racistas … vá se fø der ???? E também agradeço aos árbitros por não me defenderem e por terem me dado um cartão amarelo porque defendo minha cor da pele. Espero nunca mais encontrá-lo em um campo de futebol! VOCÊ É UMA VERGONHA !!!!” – Marega
Vários colegas de equipa tentaram convencê-lo a continuar a jogar, e mesmo alguns jogadores da equipa adversária vieram pedir-lhe que tivesse calma mas Marega foi intransigente e recusou-se a continuar a trabalhar naquelas condições.
Vários clubes e personalidades ligadas ao desporto e não só já vieram repudiar os cânticos racistas.Lá fora já está a ser notícia a situação vergonhosa que aconteceu neste jogo, e nunca deveria acontecer. Vê aqui o video:
O que é certo é que o acontecimento está a fervilhar na internet e volta a trazer para a ordem do dia a questão do racismo em Portugal.
Aquele racismo que todos queremos pensar que não existe ou que “não é tão mau” como noutros lados, mas que volta e meia lá nos envergonha.
De várias frentes começam a surgir reações: