Um mega apagão no Brasil está a deixar sem luz mais de 50 milhões de habitantes de vários Estados e grandes cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo. A origem do problema está numa das maiores barragens do mundo, a de Itaipu, segundo o Ministério das Minas e Energia.
Jornalista da TSF, Carlos Vaz Marques, contava esta madrugada a partir de São Paulo, que se não fossem alguns geradores, a cidade estaria mergulhada numa escuridão total
Um mega apagão está a deixar sem luz um quarto dos habitantes do Brasil. Os Estados afectados são 12 e as maiores cidades atingidas o Rio de Janeiro e São Paulo.
Nesta altura, nestas duas grandes metrópoles, o fornecimento de energia já foi restabelecido em alguns locais, mas ainda está longe de ser resolvido.
A falta de luz provocou problemas no trânsito, com os sinais luminosos apagados, e a circulação dos transportes ficou parada.
O pânico também se instalou nas ruas de algumas cidades. Para garantir a segurança na cidade de São Paulo, o governador emitiu uma ordem para que o policiamento das ruas seja reforçado.
A origem do problema estará na barragem de Itaupi, que é gerida a meias com o Paraguai, que terá tido uma avaria nas linhas de abastecimento.
Em nota a hidroeléctrica avançou a hipótese de um possível acidente. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, adiantou também que «problemas atmosféricos» ou «tempestades de grande intensidade» podem estar na causa do apagão.
De acordo com o jornal Estado de São Paulo, a barragem hidro-eléctrica já está a funcionar, mas ainda existem obstáculos relacionados com as ligações intermédias dos vários Estados.
Para além do Brasil, este enorme apagão está a afectar também 800 cidades do vizinho Paraguai.