ainanas.com - deixa-te viciar!
Menu
MESSI caminha melhor do que a maior parte dos jogadores corre
MESSI caminha melhor do que a maior parte dos jogadores corre

Messi é de facto a tartaruga do grupo. No entanto, este pode ser um dos pontos fundamentais para o seu enorme sucesso. 

Nos 12 anos que passaram desde que se tornou o mais jovem argentino a marcar um golo no Mundial, Lionel Messi tem vindo constantemente a quebrar recordes e conquistar trofeus.

Pondo-se de parte aquelas manias de o comparar com Cristiano Ronaldo, são ambos fenomenais jogadores, embora bastante diferentes no estilo de jogo e no que os torna tão especiais.

O mais incrível é que em grande parte, ainda não sabemos o que Messi faz para se tornar um jogador tão incrível e com estatísticas tão peculiares.

A análise futebolística é um campo com desenvolvimento muito recente e ainda nem sequer há bons dados da maior parte das competições. Só a liga dos campeões é que fornece aos investigadores dados quantitativos suficientes para se começar a tirar conclusões que permitam compreender e desenvolver as estratégias individuais e coletivas de uma forma científica.

Um dos fatores mais interessantes sobre a forma de jogar de Messi.. é que o gajo praticamente não corre e ao longo da sua carreira apontaram-lhe muito o dedo por isto.

Depois de um “El Clasico” entre o Barcelona e o Real Madrid em 2017 o Messi fez capas pela divulgação desta estatística: 83% da distância que ele cobriu durante o jogo ( cerca de 8km ) foi percorrida a andar.  Se olharmos para os dados é facilmente visível que ele também se desloca menos do que qualquer outro jogador com semelhante tarefa em campo.

Este gráfico expõe distância coberta vs. golos e assistências em 90 minutos, entre avançados que contribuiram com pelo menos 5 golos e assistências durante a Liga dos Campeões 2017-18.

Messi é de facto a tartaruga do grupo. No entanto, este pode ser um dos pontos fundamentais para o seu enorme sucesso. 

É algo que até agora se tem ignorado bastante: olha-se mais para o que os jogadores fazem quando têm a bola do que quando não estão com ela.. apesar de isso ser a GRANDE maioria do tempo.

Analistas consideram agora que é neste tempo sem bola que se faz a diferença, uma vez que o futebol é essencialmente um jogo de gestão de espaço e de movimentação.

Se quiseres saber mais sobre este assunto e como Messi se especializou em assegurar a proteção de zonas de campo de elevado valor para as jogadas, passa neste post. Está muito bem feito!


MERECE O TEU LIKE?


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Curiosidades