Foram divulgadas pela BMW as primeiras imagens e informações oficiais da variante descapotável do desportivo híbrido i8, denominada i8 Concept Spyder. Palavras para quê? Basta olhar para ele.
BMW desvenda i8 Concept SpyderA BMW revelou o i8 Concept Spyder, a variante descapotável do seu desportivo híbrido i8, apresentado há cerca de um ano, e o terceiro elemento da família “i” da marca germânica. O i8 Concept Spyder visa materializar o futuro dos veículos de mobilidade alternativa da BMW, oferecendo prestações de um desportivo com o consumo de combustível de um compacto.
O veículo tem como principais características a ausência de tejadilho e as portas com abertura de compasso e sem janelas. No entanto, o mais invulgar são as duas trotinetas eléctricas guardadas na bagageira, a qual possui um portão transparente.
O i8 Concept Spyder foi desenhado em torno da arquitectura LifeDrive, integrando duas células de segurança independentes, para o condutor e passageiro. Em comparação com a variante fechada, este híbrido plug-in é ligeiramente mais curto (4480mm comprimento, 1208mm de altura e 1922mm de largura), possuindo uma distância entre eixos mais pequena (2650mm), característica que, segundo a BMW, potencia ainda mais a dinâmica deste protótipo.
O modelo está equipado com um grupo propulsor eDrive, que associa um motor eléctrico a um motor de combustão a gasolina, com uma potência combinada de 354 cavalos. A bateria de iões de lítio que alimenta o bloco eléctrico, com 131 cavalos dirigidos ao eixo dianteiro, pode ser recarregada em menos de duas horas numa tomada doméstica. O motor tricilindrico de combustão de gasolina envia 223 cavalos para as rodas traseiras.
O BMW i8 Concept Spyder pode acelerar dos 0 aos 100km/h em 5 segundos, podendo atingir a velocidade máxima limitada de 250km/h. Mesmo com estas performances, a BMW anuncia um consumo combinado de 3,0l/100 km, a que deverão se juntam os 30 quilómetros de autonomia em modo 100% eléctrico.
O condutor deste veículo tem à disposição três modos de funcionamento:
– Normal, que gere a intervenção de ambos os motores, optimizando-a para conseguir a melhor relação entre economia e performance;
– Eco Pro, que potencia a economia, quer de electricidade quer de gasolina;
– Sport, que potencia as performances.