
Visita de Estudo Quase Terminou em Tragédia na A5
Uma visita de estudo de alunos da Escola Básica Professor Noronha Feio, em Queijas (Oeiras), transformou-se num momento de tensão e coragem, depois de o autocarro onde seguiam se ter incendiado na A5, sentido Lisboa–Cascais.
O incidente deu-se por volta das 13h, a apenas um quilómetro da escola, nas imediações da saída para Queijas. O motorista, de 53 anos e nacionalidade ucraniana, agiu rapidamente ao detetar um foco de incêndio na parte traseira do veículo, encostando à berma e dando ordem de evacuação imediata.
Todos Salvos Graças à Rapidez do Condutor
Com a ajuda de duas professoras, o motorista conseguiu retirar em segurança todos os 40 alunos, entre os 14 e os 16 anos. Apenas após confirmar que ninguém tinha ficado no interior, é que abandonou o veículo, já tomado pelas chamas.
O condutor, funcionário da empresa Barraqueiro há sete anos, foi elogiado pela empresa como um exemplo de profissionalismo, tendo formação em primeiros socorros. A GNR destacou ainda a sua calma, sangue-frio e eficácia em lidar com a emergência.
Três Alunas Assistidas no Hospital
Apesar da evacuação bem-sucedida, três alunas tiveram de receber assistência hospitalar:
– Uma por inalação de fumos;
– Duas outras devido a crise de ansiedade.
Foram transportadas para o Hospital São Francisco Xavier e encontram-se fora de perigo.
Trânsito Cortado e Intervenção Rápida dos Bombeiros
O incêndio levou à intervenção imediata dos bombeiros e ao corte temporário do trânsito na A5, que foi reaberto de forma faseada após o controlo da situação.
O grupo de alunos foi encaminhado para uma área de serviço com o apoio da GNR, onde aguardaram transporte de regresso.
O que poderia ter sido uma tragédia terminou com um final feliz graças à ação exemplar de um motorista que priorizou a segurança das crianças acima de tudo. Uma história de coragem, profissionalismo e presença de espírito que merece ser destacada.