ainanas.com - feliz natal!
Notícias Contacta-nos
Merton – O Fantástico Pianista do ChatRoulette

[media id=629 width=550 height=441]

[media id=628 width=550 height=441]

Quem é Merton? Esta é a pergunta que mais tem mais sido feita na internet nas últimas semanas, especialmente entre os frequentadores do Chatroulette , um novo serviço de chat feito com webcams. Um vídeo em que um certo Merton, de casaco com capuz e óculos de armações grossas improvisa músicas ao piano inspiradas pelos seus interlocutores, tornou-se o mais novo vídeo viral do YouTube : foi visto mais de cinco milhões de vezes, tornou-se o mais votado da história do site e, inevitavelmente, gerou curiosidade sobre a verdadeira identidade do improvisador.

O principal suspeito era o multi-instrumentista Ben Folds, pela semelhança física e por seu estilo debochado ao piano. No último dia 20, o próprio Folds, com óculos e capuz, fez uma “ode a Merton”, improvisando em pleno palco, durante um show na Carolina do Norte (Estados Unidos), para delírio dos fãs presentes e dos usuários que, de suas casas, coestrelaram com ele a apresentação.

No Chatroulette – criado por um jovem de Moscovo em 2009 – uma pessoa se conecta e, através de sua webcam, pode conversar com outra de qualquer canto do planeta, aleatoriamente. Há, claro, quem se aproveite da ferramenta para apelar – por isso, o site é proibido para menores de 16 anos e uma de suas regras diz que os participantes devem “manter-se vestidos”. Nele, um brasileiro, por exemplo, pode conversar com uma chilena e logo em seguida, bater papo com um tunisiano. Merton, que afirma ter conhecido o Chatroulette apenas no início de março, também faz isso, só que munido de um piano, uma boa dose de sarcasmo e uma rapidez de raciocínio que (quase) invariavelmente arrancam sorrisos de quem está do outro lado da câmera.

Merton compondo diante de três meninas / reprodução Merton, o pianista improvisador do Chatroulette, vira febre na internet

Em seu show, Folds utilizou a mesma técnica de composição espontânea de Merton: depois de observar rapidamente a pessoa na outra câmera, inventa versos sobre suas características e reações diante da música. O primeiro vídeo do improvisador encapuzado foi postado há poucas semanas, mas teve que ser editado a pedido do YouTube para não quebrar as regras do site – basicamente, xingamentos de pessoas que não levaram na esportiva as descrições musicadas do rapaz. “Para registro, o vídeo original foi visto 4.238.658 vezes. Até o momento de sua ‘morte’, foi o vídeo mais ranqueado no YouTube em todos os tempos. Sem brincadeira”, vangloriou-se Merton, ao apresentar a segunda versão de seu vídeo, postado há apenas seis dias, mas que já se aproxima dos dois milhões de pageviews.

No último sábado, ele apresentou a segunda de sua série de “improvisações ao piano com estranhos aleatórios” . Para alguns deles, Merton pede um tema e acaba criando músicas sobre “dinossauros púrpuras voadores” ou “Bill Clinton fazendo sexo oral”. “O Chatroulette foi uma boa oportunidade para mim. Toco piano mas não fico à vontade me apresentando para um monte de gente. Prefiro uma experiência mais íntima”, contou o improvisador ao site Mashable, na última terça-feira, na primeira entrevista que concedeu – através de sua webcam, mas dessa vez via Skype. O problema é que, após a entrevista de 15 minutos, a repórter do Mashable passou a ter quase certeza de que Merton NÃO é Ben Folds.

E assim, do nada, nasce mais um mito da internet. Que já tem seus discípulos!