ainanas.com - deixa-te viciar!
Menu
PORTUGAL DE LUTO: que não se repita este ano!
PORTUGAL DE LUTO: que não se repita este ano!

Faz exactamente 1 ano desde o trágico incêndio que ceifou 64 vidas em Pedrógão Grande. 2017 foi um dos anos mais negros da história do nosso país no que toca a este flagelo.

Faz exactamente 1 ano desde o trágico incêndio que ceifou 64 vidas em Pedrógão Grande. 2017 foi um dos anos mais negros da história do nosso país no que toca a este flagelo.

E se o número de mortos é chocante, a tragédia está longe de ficar por aí. As centenas de feridos e todas as famílias que ficaram destruídas, por ficarem sem entes queridos ou ficarem sem nada, são um Universo enorme de afetados pelas chamas.

As crianças são talvez as que mais sofrem. Cerca de 8% dos alunos entre os 6 e os 18 anos da região afetada pelo grande incêndio de Pedrógão Grande apresentam sintomas de stress pós-traumático, revela um estudo feito no território a mais de 1700 crianças.

Das 252 crianças com sintomas de perturbação psicológica na sequência do grande incêndio de junho de 2017, 139 apresentam sinais de stress pós-traumático, o que representa cerca de 8% do universo global das crianças entrevistadas, revela o rastreio realizado no âmbito do “Pinhal do Futuro”.

Não é hoje menos arrepiante do que há um ano ver estas imagens, ouvir estas fortes palavras do Xpressivo Lírico no seu “Portugal de Luto”.

Só esperamos que este ano haja realmente mais consciência, mais precaução, mais preparação, mais coordenação dos meios… e que tudo corra pelo melhor!


SITE OFICIAL | YOUTUBE | INSTAGRAM

Sobre o Xpressivo Lírico

XL é autor, compositor literário, intérprete, produtor musical, locutor de rádio, organizador de eventos e CEO da label Alternativa Music. Está no activo desde o ano 2000 e é o maior impulsionador da Cultura Hip-Hop na zona centro de Portugal. Em 2005 actuou ao vivo na tour «Portugal Hip-Hop Stars» partilhando o palco com os maiores nomes do hip-hop português e francês, como Sam The Kid, Regula, Nigga Poison, DJ Nel Assassin, DJ Bomberjack, DJ Kronik e Explicit Samurai. Em 2010 fez a sua primeira internacionalização no Luxemburgo actuando juntamente com MCs da Bélgica, Holanda, Alemanha, França e Luxemburgo. A sua extensa discografia está disponível em formato CD na FNAC e também on-line em www.xlzonacentro.com. Fez locução na Rádio Dom Fuas, nas frequências 100.1FM e 98.5FM onde apresentou o programa «Movimento Zona Centro» onde divulgou o Hip-Hop da zona centro. Na mesma rádio ainda apresentou o programa «Urban Vibes» onde deu relevo à esfera urbana musical, como o Hip-Hop, Reggae, Drum N Bass, RnB, Dubstep, Zouk, Breakbeat e Dancehall. Na Rádio 94FM apresentou o programa «Radio Blaze» numa abordagem DJ Set. Organizou o evento semanal «Zona Centro Sessions» e o festival «4 Vertentes» onde promoveu o Graffiti/Bodypaint, Breakdance, MCs e DJs. Também participa em eventos de acção social em orfanatos, internatos, instituições sociais, escolas e prisões. No seu currículo conta também com várias presenças televisivas em vários programas da RTP1, RTP2, RTP ÁFRICA, SIC, SIC INTERNACIONAL, PORTO CANAL e STPTV.


MERECE O TEU LIKE?


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Música,Sociedade