Queres melhor prova de
que as aparências iludem?
– Qual é o seu sonho? – perguntou o apresentador Simon Cowell, que também costuma maltratar candidatos do outro lado do Atlântico, no “American idol”.
– Tentar ser uma cantora profissional – respondeu Susan, de 47 anos, com um sorriso no rosto, diante de assobios do público e caretas irónicas dos jurados.
A desempregada Susan Boyle não é nenhum modelo de beleza, mas teve coragem para enfrentar o júri ferino e a platéia debochada do programa “Britain’s got talent”, no último sábado. Recebida com risos e desconfiança, por conta de sua aparência, ela calou a todos quando começou sua interpretação de “I dreamed a dream”, do musical “Les miserables”. O vídeo de sete minutos com o antes e depois de sua apresentação é atualmente o maior sucesso do Youtube – até a tarde desta terça-feira, já havia sido visto mais de 2,5 milhões de vezes.
Ao anunciar que cantaria “I dreamed a dream” – tema que poucos ousariam arriscar – um murmúrio de incredulidade percorreu o auditório. Mas foi só cantar as primeiras notas da música para se perceber o espanto de Simon Cowell.
Ao fim da canção, Susan foi aplaudida de pé por todo o público e recebeu pedido de desculpas de um dos jurados. “Quando você entrou aqui, todos riram; agora ninguém mais está rindo. Estamos todos impressionados”, disse. Susan recebeu três “sim” dos jurados – outro feito raro – e se classificou para a próxima fase do programa.
Depois que o vídeo foi parar na internet – além do Youtube, ele tem sido linkado incessantemente no Twitter, e replicado em sites e blogs do mundo inteiro – começaram a chover pedidos de entrevistas para Susan, dos Estados Unidos à Austrália.
– Eu nunca imaginei que pudesse alcançar tanta gente. Estou muito lisonjeada – disse Susan.
Para completar o enredo de conto de fadas da inglesa, Susan admitiu que “nunca foi beijada” – o tabloide inglês “The Sun” já a está chamando de “Virgem Susan”. Quem sabe a sorte dela não muda também nesse aspecto?