Esta pode ser a próxima obra a ir decorar as paredes de um qualquer magnata do petróleo. Uma das obras de arte mais famosas do mundo, “O Grito”, vai ser leiloada já em Maio e estima-se que possa chegar aos 60 milhões de Euros.
É um dos quadros mais famosos do final do século XIX (foi pintado em 1895): a obra ‘O Grito’ de Edvard Munch vai ser leiloada pela Sotheby’s no dia 2 de Maio, em Nova Iorque.
O quadro é uma das quatro versões que existem, sendo que as outras três constam no espólio de museus noruegueses. A Sotheby’s estima que este ‘O Grito’ possa chegar aos 60 milhões de euros.
A obra que vai a leilão, e que apresenta tonalidades mais fortes, pertencia a um coleccionador privado. Com o que arrecadar com esta venda, o seu ex-proprietário pretende construir um novo museu, um centro de arte e um hotel em Hvisten, na Noruega.
No quadro a pastel, uma figura humana surge com as mãos na cara com um ar de desespero, sob um fundo de curvas coloridas.
“Como são raros leilões de ícones de arte desse tipo, é difícil prever o valor de ‘O Grito'”, disse, contudo, o vice-presidente do Departamento de Arte Moderna e Impressionista da Sotheby’s, Simon Shaw, à ‘Reuters’.
Shaw classificou ‘O Grito’ como uma das imagens mais reconhecíveis do Mundo, à semelhança de ‘Mona Lisa’ de Leonardo Da Vinci.