Os termos retweet e sexting, usados online para designar, respetivamente, o forward de uma mensagem do Twitter e o envio de mensagens sexualmente explícitas através do telemóvel, passaram a constar do Dicionário de Oxford, transformando-se oficialmente em palavras da língua inglesa.
Mas estas não foram as únicas “expressões tecnológicas” incluídas entre os 400 novos termos aceites na nova edição do dicionário. Dela constam também as (agora) palavras woot (popularizada pelos jogadores de Dungeons and Dragons e agora comummente usada para expressar entusiasmo ou triunfo), noob (que vem de “newbie” ou “novato”) e cyberbullying.
A inclusão destas expressões, usadas habitualmente nas comunicações eletrónicas, na décima segunda edição do Concise Oxford English Dictionary mostra o impacto que as novas tecnologias têm mesmo fora do ciberespaço.
Esta não é a primeira vez que o dicionário de Oxford inclui “termos tecnológicos”. Em março deste ano, citando um exemplo recente, foram incluídas as definições dos termos OMG (“Oh My God” ou “ó meu deus”), LOL (“Laughing Out Loud” ou “Rir Muito Alto”) ou até mesmo <3 (sinal utilizado para representar um coração), que passaram a ser considerados como palavras válidas da língua inglesa.
No total, a versão concisa do dicionário de Oxford apresenta a definição de 240 mil palavras, numa altura em que a publicação chega a seu centésimo aniversário.
Fonte: Sapo