Pedras preciosas sempre despertaram meu interesse, não sei explicar bem o motivo mas sempre gostei de ler sobre o assunto.
Esse é meu segundo artigo sobre pedras raras.Da primeira vez, postei sobre 5 pedras preciosas raras e desconhecidas mas, desta vez, a abordagem é diferente, pois são 3 raridades no universo das gemas mais famosas.
Safiras Yogo
Safiras são pedras preciosas provenientes do mineral corundum.
Elas podem ser encontradas numa imensa variedade de cores e, com excessão do vermelho que ganha o nome de rubi e o laranja rosado da rara padparadscha, todas as outras cores são chamadas safiras.
O que faz das safiras Yogo, encontradas no estado de Montana (E.U.A.), especiais são a sua cor e pureza excepcionais.
Seu espectro de cores varia do violeta ao azul turquesa e elas são uma das únicas safiras do mundo que não passam por tratamento algum para realçar a cor, sendo totalmente naturais.No mercado mundial, a grande maioria das safiras passam por algum processo de tratamento.
As safiras Yogo são consideradas mais raras do que diamantes e são muito apreciadas por joalheiros por sua beleza e brilho naturais. Gemas com mais de 2 quilates são consideradas extremamente raras.
O estado de Montana possui safiras numa infinidade de tamanhos e cores diferentes mas, certamente, as Yogo são as mais cobiçadas.
Esmeralda Vermelha (Bixbite)
Membro mais ilustre da família dos berilos, a esmeralda é sempre lembrada por sua cor.A cor e a pedra preciosa estão tão associadas, que até mesmo a definição verde esmeralda é fácil de ser compreendida.
Eis que, em 1893, foi descoberta numa mina nos confins do estado de Utah (E.U.A.), um berilo vermelho com a mesma composição da esmeralda.A pedra ganhou o nome de bixbite em homenagem ao seu descobridor, Maynard Bixby.
Existe uma controvérsia envolvendo o nome a ser usado.Enquanto alguns defendem que deve ser mantido o nome original em respeito à memória de Bixby, outros alegam que para alcançar sucesso comercial, a pedra deve ser chamada de esmeralda vermelha.
No laboratório, todos os berilos respondem ao tratamento por calor para realçar cor e brilho, com excessão da esmeralda.A rara variante vermelha também reage da mesma forma.Essa e outras propriedades semelhantes, levam a crer que realmente trata-se de uma esmeralda.
Mesmo com sua beleza e raridade a gema permanece desconhecida do grande público pois ainda é relativamente pouco difundida na confecção de jóias.
Estima-se que, para cada esmeralda vermelha, existam 150.000 diamantes, 12.000 esmeraldas verdes e 9.000 rubis.
Diamante Vermelho
O maior diamante vermelho do mundo foi encontrado no Brasil
Apesar das grandes joalherias internacionais não gostarem desse tipo de notícia, anualmente, a produção mundial de diamantes de qualidade excede a marca dos 100 milhões de quilates, o que torna evidente que, o melhor amigo das mulheres , não é tão raro quanto querem nos fazer pensar.
Os diamantes realmente raros (e caríssimos) são os coloridos, chamados fancies, que podem ser encontrados nas cores amarelo, verde, azul, laranja, marrom, púrpura, preto, rosa e vermelho.
Dentre eles, o mais raro é, com toda a certeza, o vermelho, com cerca de pouco mais de 30 pedras conhecidas, em sua maioria, abaixo de meio quilate.O maior deles, o Moussaief Red, tem 5.11 quilates e foi encontrado no Brasil em meados dos anos 90.
Geralmente, esses diamantes não se encontram disponíveis a qualquer preço, devido a sua inexistência no mercado.Os diamantes vermelhos naturais podem alcançar preços que superam 1.5 milhão de dólares.Por quilate.