São conhecidos como pesadelos e representam tipicamente situações de perigo, perda, humilhação ou ansiedade (stress).
Há várias teorias, mas ninguém sabe ao certo porque sonhamos. Dentro do conjunto dos sonhos, os investigadores determinaram que a maior parte é negativa. São conhecidos como pesadelos e representam tipicamente situações de perigo, perda, humilhação ou ansiedade (stress).
Uma explicação avançada é que o sonho serve para nos preparar para lidar melhor com as situações quando elas ocorrem na vida real. O sonho seria então uma espécie de “nível de treino” onde podes viver tudo sem correr riscos.
Por vezes há pesadelos que se tornam recorrentes, o que significa que a situação que os despoletou ainda não foi controlada ou ultrapassada na vida real.
Há um truque para acabares com os pesadelos de vez:
Esta foi a técnica que gerou melhores resultados para ajudar pessoas que tinham pesadelos recorrentes a livrar-se deles. É muito simples, mas muito eficaz.
Só precisas de papel e lápis/caneta.
PASSO 1: Quando tiveres um pesadelo procura descreve-lo o mais detalhadamente possível assim que acordares. Os sonhos tendem a esbater-se na memória nos primeiros minutos após acordares por isso é fundamental que registes logo o que sonhaste.
PASSO 2: Faz um desenho tão pormenorizado quanto conseguires do teu sonho, recorrendo ao que te lembras e às notas que escreveste ao acordar.
PASSO 3: Procura no desenho os pormenores mais PEQUENOS. Serão eles os maiores responsaveis pela recorrência do sonho.
PASSO 4: No cenário do teu pesadelo, começa a desenhar caras sorridentes e figuras simpáticas. Isto tem uma eficácia enorme na relativização da importância daquilo que te preocupa/assusta.
Parece bem simples não é? E funciona! Experimenta.