Era um dia que os europeístas há muito temiam: o Reino Unido foi a votos e escolheu abandonar a União Europeia.
Ninguém os expulsou, ninguém os convidou a sair.. eles próprios disseram que estão fartos e querem voltar a ser independentes. Que consequências tem isto? O que precisas de saber?
Para já, a única certeza é o aumento da incerteza. Para centenas de milhares de pessoas, especialmente britânicos a viver na Europa e Europeus a viver no Reino Unido, espera-se que as condições se alterem. Deixarão de haver os subsídios e incentivos sociais que levam tantos a procurar uma vida melhor por aqueles lados e haverá garantidamente menos oportunidades.
As exportações para o Reino Unido poderão ser mais dificeis, uma vez que ficam livres da pauta aduaneira da União Europeia e podem dificultar as importações de forma a proteger a sua indústria nacional. Será do nosso grande interesse manter boas relações com o Reino Unido nesta nova fase, especialmente a nível do turismo ( mais de 20% dos turistas que recebemos são britânicos ).
Será também um grande desafio para a Europa. Com esta decisão é possível que outras economias fortes do norte da Europa vejam surgir correntes para abandonar também a União Europeia, no que representaria a morte do projeto europeu.
Ainda é cedo para poder dizer quais vão ser as consequências. Ninguém sabe ao certo. Mas é um tema ao qual deves ficar atento.