
Está Trump a Derrubar a Economia de Propósito?
Recentemente, o David Pakman Show levantou uma questão inquietante: Trump poderá estar a manipular a economia americana DE PROPÓSITO?
Inicialmente alguns acharam que Trump estivesse apenas a armar-se em duro. No entanto, as medidas são tantas, e parecem tão intencionalmente desenhadas para destabilizar a economia, que fica cada vez mais claro que tudo pode ser uma estratégia para ele próprio e os seus amigos bilionários concentrarem ainda mais a riqueza.
Segundo analistas, algumas políticas da atual administração podem estar a desencadear um colapso económico que permite a aquisição de ativos subvalorizados por parte de quem tem cash disponível. Em breve, todos os terrenos, empresas, casas e outras propriedades do país vão estar nas mãos de meia dúzia de pessoas se tudo continuar assim.
Indicadores Económicos Atuais
1. Políticas Comerciais
O governo impôs tarifas pesadas sobre o México e o Canadá, alegadamente para trazer de volta a indústria para os EUA. No entanto, os efeitos têm sido inflacionários e prejudiciais ao consumidor.
2. Aumento do Desemprego
Em fevereiro de 2025, a taxa de desemprego nos EUA subiu para 4,1%. Foram criados apenas 151.000 novos empregos, abaixo das expectativas dos economistas.
3. Cortes no Setor Público
A administração anunciou grandes despedimentos no setor público, justificando a medida com reformas orçamentais. Elon Musk, à frente do Departamento de Eficiência Governamental, promoveu a maior vaga de despedimentos desde julho de 2020.
Manipulação da Economia?
O analista de mercados Charlie McElligott sugere que o governo pode estar a provocar intencionalmente uma recessão para forçar cortes nas taxas de juro da Reserva Federal e desvalorizar o dólar. O objetivo final? Implementar reformas fiscais e desregulação a favor das elites financeiras.
Este padrão já foi visto antes:
– Desregulação → Criar instabilidade nos mercados.
– Desvalorização da moeda → Aumentar os lucros das exportações.
– Colapso de setores estratégicos → Permitir que investidores ricos comprem ativos a preço reduzido.
Reação Pública
O programa de David Pakman gerou um grande debate, com um monte de comentários preocupados. Muitos argumentam que este colapso económico não é um acidente, mas sim parte de um plano bem estruturado para redistribuir riqueza para os mais ricos.
A ordem mundial está num momento crítico, e as políticas da administração Trump levantam sérias questões sobre a sua intenção. Será um golpe estratégico para beneficiar as elites financeiras? Ou apenas o resultado de más decisões económicas?
A resposta pode definir o futuro económico dos Estados Unidos, e apanhar-nos a todos pelo caminho! São tempos estranhos os que vivemos.