O nosso país não é grande, e o mais incrível é que mesmo assim a malta se concentra toda nos mesmos sítios, tipicamente junto à costa.
Mas porque é que não nos espalhamos mais pelo território? O Geopolipedia explica. Apesar de o vídeo ter alguns erros e imprecisões, está bastante interessante! Espreita aí.
Video porreiro! Apenas uma pequena correção: embora haja algum orgulho regional (principalmente entre o Norte e Lisboa), Portugal e os portugueses não são moldados por diferenças regionais, mesmo no contexto europeu. Espanha, Itália, Bélgica, até Alemanha, estes eu consideraria países onde as regiões desempenham um papel importante na divisão da sociedade, o que não acontece aqui. Em Portugal, embora esse discurso exista, é mais em tom de brincadeira e não tem grandes consequências socialmente falando (é claro que cada região tem as suas tradições e cultura muito próprias, mas apesar de gostarmos de salientar isso, quando comparamos com outros países é muito óbvio que temos uma cultura muito homogénea). Além disso, diferentes regiões não falam dialetos diferentes, apenas têm sotaques diferentes. O único dialecto (ou língua) que existe em Portugal é o “Mirandês”, mas é falado por muito poucos no interior do país, e depois algum “criolo” que veio com a imigração de gente das ex-colónias ( particularmente em torno de Lisboa).