Portugal tem 432 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul este ano, uma a mais do que em 2022. É o segundo país com mais praias de qualidade certificada com esta bandeira.
Embora as praias fluviais tenham diminuído devido à seca e aos incêndios, o país continua a ser o segundo do mundo com mais praias galardoadas no interior, com 47 praias. Na próxima época balnear, 394 praias em 103 municípios hastearão a Bandeira Azul, com Coruche e Montemor-o-Velho candidatando-se pela primeira vez.
José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, anunciou a novidade no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras, destacando que Portugal está muito acima de Espanha em termos de praias do interior com galardão, e apenas fica atrás da França. O responsável reconheceu o esforço das comunidades e autarquias do interior em relação à aposta na Bandeira Azul.
José Archer também explicou que existem quatro pontos essenciais para a obtenção do galardão: qualidade da água e espaço (ordenamento), segurança e serviços, vigilância e sensibilização das pessoas (educação ambiental). Além disso, ele explicou que as vantagens de se frequentar uma praia com Bandeira Azul incluem maior qualidade de água, segurança e serviços, e educação ambiental.
Embora haja menos praias do interior galardoadas este ano devido à seca e aos incêndios, o número de praias galardoadas em Portugal tem aumentado nos últimos dez anos, passando de cerca de 200 para quase 400 atualmente. No entanto, José Archer ressalvou que a decisão de candidatar-se ao galardão cabe aos próprios autarcas, referindo-se ao concelho de Sintra que não tem nenhuma praia com Bandeira Azul, apesar de sua extensão marítima.
Este ano, a lista de praias e locais galardoados com bandeira azul de 2023 apresenta algumas mudanças em relação ao ano passado.
Os Açores aumentaram o número de praias com bandeira azul para 53, mais quatro do que em 2022, e o Norte também subiu, com mais cinco praias galardoadas, num total de 90.
No entanto, outras regiões não tiveram tanta sorte. O Alentejo desceu de 42 para 41 praias com bandeira azul, o Algarve perdeu uma praia, tendo agora 91, o Centro baixou de 51 para 48, a Madeira também perdeu duas praias em relação ao ano passado e o Tejo perdeu uma praia, tendo agora 83.
Se quiseres saber mais sobre a lista detalhada das praias e locais galardoados em 2023, por concelhos, podes consultar o site da ABAE, a Associação Bandeira Azul da Europa.