ainanas.com - deixa-te viciar!
Notícias Contacta-nos
Primeiro Comando de Portugal

Primeiro Comando de Portugal

Jovens brasileiros provenientes das favelas criam grupo em Portugal

A PJ está atenta à actividade de um grupo de jovens brasileiros que vive na margem Sul do Tejo.

Criaram o Primeiro Comando de Portugal, à semelhança do movimento fundado nos anos noventa, por um grupo de prisioneiros de São Paulo.

Ver video da notícia na RTP.

Primeiro Comando de Portugal (PCP). O clone do Primeiro Comando da Capital, fundado nos anos noventa por um grupo de prisioneiros de São Paulo, instalou-se na margem sul de Lisboa. É composto por jovens provenientes das favelas brasileiras, para quem a violência é um modo de vida. Têm hino no YouTube e agregam-se na internet, onde mostram alguns dos produtos do crime. Desafiam as autoridades e congregam o gosto pelas armas.

Estes jovens têm cadastro e estão indocumentados. Moram com compatriotas nos bairros periféricos de Setúbal e são suspeitos de vários actos de violência.

O último – mais mediático – vitimou José Correia, ourives na cidade. Foi baleado à queima-roupa com dois tiros na cabeça porque reagiu a um assalto. Edivaldo, de 20 anos, um dos membros do PCP, cuja dimensão ainda não é verdadeiramente conhecida, não hesitou e premiu o gatilho. Matou e fugiu sem levar nada. Foi preso pela Judiciária na semana passada e está agora em prisão preventiva.

“Homem não chora […]. Revolucionário, terrorista, sanguinário. Implora, chegou a nossa hora.” A letra da música, cantada em rap, é o hino do Comando, que promete trazer uma nova justiça à capital. “Deus é pai, não é padrinho não”, canta-se em verso, enquanto se promete “um estilo muito louco e diferente”. “Vou mostrar a bandeira da gente. Eu sou da periferia, parte mais sombria da cidade. Eu amo o meu lugar”, continuam, alternando imagens de assaltos com jovens em atitudes ameaçadoras.

O CM sabe que esta nova realidade está a preocupar as autoridades. Estima-se que residam no distrito de Setúbal várias centenas de jovens provenientes de favelas. Dispostos a tudo para conseguirem recriar os guetos brasileiros. Onde até a polícia só entra a disparar.

SETÚBAL, AFEGANISTÃO, PAQUISTÃO

Setúbal, Afeganistão; Setúbal, Paquistão. A afronta é clara e aparece como local de residência de vários membros do PCP.

É assim que se identificam nas páginas privadas na internet, onde se percebe a existência de várias características em comum. Por exemplo, não gostam de livros e a música preferida é o rap. Têm entre 19 e 22 anos e apresentam-se em verso. Orgulham-se de terem nascido na favela, a maioria no estado de Minas Gerais. “City de Minas pode crer, mais tou aqui em pt é em Setúbal que vim viver”, afirmam, assumindo depois uma vida sem passado ou futuro. “Jogo com bem, jogo com mal… a vida é loka em Portugal. No Brasil era normal anda trepado estilo mal, eu sou demais para esse quintal. […] Eu já vi sangue eu já vi dor, eu fui o ódio eu fui o amor. Um dia a mais, um dia a menos, já não me importo, vivo o momento. A vida é loka maior barato não me preocupo, DEUS tá do lado… sou sem passado e sem futuro”, escreve um dos membros do PCP conhecido por ‘Mata’.

FRASES DO PCP

COMANDO CHEGOU

“Passe a respeita pois o comando chegou!!!!! Eu sou do PCP a galera demorou!!!! Passe a respeita pois o comando formou!! PCP demorou mas chegou.”

FORMAR GRUPO

“Chegou fim-de-semana. O comando tá formando. Nós já se reunimos pra sair só no bolado!!!”

MANDAR RECADO

Eu sou do PCP a galera demorou!!!!!!! Eu mando um recado isso pode crer. Um beijo e um forte abraço pràs gatinhas do PCP!!!! sou PCP pró que der i vier. 100% e nóis ate morre… ai é nóis […] é nóis bonde formado…”

SAIBA MAIS

VINGAR O MASSACRE

O PCC (Primeiro Comando da Capital) foi chamado no início como Partido do Crime. Pretendiam combater a opressão dentro do sistema prisional paulista e vingar 111 presos mortos no massacre do Carandiru.

1993

O movimento foi fundado a 31 de Agosto de 1993 por oito presos no Anexo da Casa de Custódia de Taubaté (130 quilómetros da cidade de São Paulo), chamada de Piranhão. Era nessa altura considerada a prisão mais segura de São Paulo.

FINANCIAR GRUPO

Para financiar o grupo e comprar armas e droga os membros do PCC exigem que os irmãos ou sócios paguem uma taxa mensal de cinquenta reais se estiverem detidos e de quinhentos reais se estiverem em liberdade.

“SENHOR JESUS, GRAÇAS A DEUS”

Nas conversas entre estes grupos de brasileiros a palavra Deus é evocada com muita frequência, para o bem e para o mal. Quase todos se assumem como cristãos e alguns fazem referência à Igreja Universal do Reino de Deus. O bispo Edir Macedo reúne muitos admiradores nesta comunidade brasileira de Setúbal. Também escrevem pensamentos e música rap com referências a Jesus e a Deus.

ROUPAS CARAS

Os jovens brasileiros apresentam-se sempre bem vestido, com roupas de marca e caras. Embora não se saiba sequer se trabalham, não aparentam sinais de terem muitos problemas financeiros.

COMEÇOU A MATAR AOS 14 ANOS

Edivaldo Rodrigues, 20 anos. Ar de menino rebelde, às vezes assustado. Matou pela primeira vez aos 14 anos, repetiu a façanha aos 16. Fugiu do Brasil, foi morar para a Fonte Nova, em Setúbal.

Em Agosto assaltou a Ourivesaria Bocage, no centro da cidade. José Correia, proprietário, reagiu ao ladrão. Accionou o alarme e foi morto. Edivaldo já confessou ter sido o autor dos dois disparos que atingiram o comerciante na cabeça. José Correia esteve em coma algumas horas, mas não resistiu.

A história de violência deste jovem – agora em prisão preventiva na cadeia de Setúbal, depois de ser detido pela Judiciária – não termina aqui. Edivaldo nasceu numa favela do Brasil, onde viu o pai ser degolado. Desde cedo que se movimenta no mundo do crime. Possuí os amigos ‘certos’, anda armado e apregoa a violência.

São muitas as histórias deste rapaz cujo cadastro era até há pouco desconhecido das autoridades. Sabia-se apenas que andava sempre com duas pistolas. E que num dos casos terá mesmo baleado um indivíduo com quem se travou de razões no centro da cidade do Sado. Discutiram, Edivaldo puxou da arma e fez cinco disparos. Dois atingiram os pés da vítima.

Há outros casos passados já em Portugal. Como na primeira madrugada de 2008, também em Setúbal, quando Edivaldo e os amigos se envolveram numa rixa com a PSP. Apedrejaram o carro-patrulha e um polícia teve de receber tratamento hospitalar. Edivaldo continuou em liberdade.

Recentemente as autoridades identificaram o jovem como ilegal. O visto de turismo há muito que caducara, não havia qualquer contrato de trabalho que lhe permitisse estar no nosso país.

Edivaldo foi alvo de um processo e aguardava a ordem de expulsão, que seria emitida pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e depois cumprida de forma voluntária.

Edivaldo podia, mesmo assim, não regressar ao seu país. Bastava–lhe ficar na zona onde tantos outros jovens guardam com desdém a determinação de abandonar Portugal.

PORMENORES

VISTOS TURÍSTICOS

Os cidadãos brasileiros podem viver três meses em Portugal com o visto de turistas. Só depois é que têm de pedir autorização de residência e nessa altura deverão fazer prova de que possuem um contrato de trabalho.

CLANDESTINOS

Depois de o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras dar ordem para abandonarem o País, muitos não o fazem. Outros voltam a entrar por canais clandestinos.

30 MIL RECENSEADOS

Em Setúbal há 30 mil brasileiros recenseados. Desconhece–se quantos vivem exactamente naquela margem sul de Lisboa, uma zona bastante procurada pela proximidade do mar.

OS LÍDERES DO COMANDO

“Sou pcp pro q der i vier “, diz a página do Primeiro Comando de Portugal. O núcleo duro – ou directoria, como eles preferem dizer – está assinado por Edivaldo, File com Fritas, Leleu, Piqueno, Pedro, Souzinha, Renam tele, Tiago 22, Pesão, Evandro, Igor Men, Bruno Cabeçao e Daniel.

EM DISCURSO DIRECTO

“Vou consultar a minha agenda, se for pró crime não posso mais… tou num estilo bom rapaz, até quando senti capaz de fingir que estou na paz. A Vizinhança dessa massa já diz que não aguenta. Nas entradas da favela já tem ponto 50. E se tu tomar um “PÁ” será que você grita?

Seja de ponto 50 ou então de ponto 30 [rap das armas]”

É de um assalto? Dá cá uma. Tás orientado!!!!!

Dá lá umas dessas [comentários de a uma foto de um membro do PCP com euros na mão].

Chamar de man é só fala que é guerra chamar que ele vem, o Pedro tá na fita vagabundo nato, se rolar tumulto ele nem quer saber de papo, o Juninho Pezão ele não tá de bobeira, se vacilar com nós vc vai virar peneira, o Dema Capeta desgraçou 1 55 nato, esse moleque é o terror, o Edivaldo e o Neguim, são dois irmãozinhos.

“RAPAZ SIMPÁTICO, HUMILDE E SAGAZ”

“Sou rapaz humilde, simpático e sagaz. Gosto de mulheres humildes, simpáticas, carinhosas e que pensam muito bem nas consequência de brincar com meus sentimentos. Acho que não é pedir muito, portanto tou na pista. Se você acha que é uma mina fineza tenta a sorte”, escrevia Edivaldo no seu perfil na internet, na página pessoal onde trocava as mais variadas mensagens e que está parada desde que foi decretada a prisão preventiva.

Edivaldo dizia depois possuir um lado espiritual, independentemente das religiões, e definia-se como estando na moda. Dizia ainda que era afro-brasileiro (negro), que fumava socialmente e que só bebia de vez em quando.

As paixões eram a família,odesporto preferido, futebol, e a naturalidade o estado de Minas Gerais, no Brasil.

Outras características: música preferida é o funk, o pagode e o hip-hop. Edivaldo assumia que não gostava de livros. Actividades? Cuidar da minha vida, escreveu ainda o rapaz que só via filmes “com muita adrenalina”.

NOTAS

HI5: GANG DA LAPA, NO PORTO

Os membros do gang da Lapa, no Porto, também usam a internet. Têm páginas nos Hi5 e cultivam igualmente a violência. Moram nos subúrbios da Invicta.

VÉDIO: ‘PIDÁ’ EM RAP NA RIBEIRA

O líder do gang da Ribeira, Bruno ‘Pidá’, foiprotagonista de um vídeo que circulava no YouTube. Cantava em rap e aparecia ao volante do Porsche de Fernando Madureira.

INTERNET: GANG DO ALEIXO

Jovens do bairro do Aleixo, um dos mais problemáticos do Porto, têm uma página de Hi5, na internet, onde se apresentam como Gang do Aleixo. Na foto estão recheados de euros.

BES: ASSALTANTE ABATIDO

Nilson e Wellington tentaram assaltar o BES em Agosto e fizeram reféns. Na acção da polícia Nilson foi abatido e Wellington ferido. São ambos brasileiros de Minas Gerais.

BAIRRO ALTO: DUPLA SUSPEITA

Dois indivíduos brasileiros são suspeitos do homicídio do jovem moçambicano Banú, no Bairro Alto, em Maio. A PJ revelou recentemente imagens da noite do crime, solicitando informações sobre esta dupla.

PORTO: MATOU POR 20 EUROS

Wilson matou à facada em Setembro um compatriota por causa de uma dívida de 20 euros. Quando o brasileiro foi detido, detectou-se que estava em situação ilegal.

FAMÍLIA: PAIS NO BRASIL

A maioria dos brasileiros em Portugal são homens e mulheres jovens. Vêm em busca de melhores condições de vida mas muitos acabam por entrar em circuitos marginais.

BRASILEIROS: MAIS DE 80 MIL

Os brasileiros são a maior comunidade de estrangeiros em Portugal, com mais de sessenta mil pessoas legalmente no País. Estima-se que clandestinos sejam mais de vinte mil.

Tânia Laranjo / Manuela Teixeira

Categoria/s: Curiosidades,Publicidade