Até agora, só era possível aderir ao “Project Fi” através de um convite. Portugal é um dos 120 países que podem utilizar o serviço, que só está disponível para Nexus 6X, 5X e 6.
Até agora, a Google obrigava a que houvesse um convite para que alguém se pudesse inscrever no “Project Fi”, um serviço que liga os utilizadores às redes mais rápidas disponíveis numa dada localização, que pode ser uma rede Wi-fi ou uma ligação de dados oferecida por uma das parcerias.
Apesar de Portugal já fazer parte da lista de países onde o serviço pode ser utilizado, não está disponível para nós. O Project Fi é só para americanos, para já. Talvez com o fim do roading europeu em 2017 Portugal entre também numa nova fase.
Os clientes pagam um valor fixo para falar e enviar mensagens de e para qualquer sítio do globo sem qualquer limite, sendo possível pagar outro valor por cada gigabite de dados utilizados.
No entanto, a Google só cobra o que é usado, ou seja, se o plano é de 3GB mas o utilizador só usa 1.4GB, devolve o resto do dinheiro. Isto é especialmente interessante para a malta que viaja porque garante comunicações sempre a um preço justo e com boa velocidade, independentemente do país em que nos encontremos.
O projeto foi criado em abril do ano passado, em parceria com as operadoras de telecomunicações Sprint Corp e T-Mobile U.S., e está agora aberto a todos os interessados em aderir, de acordo com uma mensagem publicada no blog oficial do Android.
Não que sirva de grande coisa se não fores americano, mas de forma a incentivar o uso do project Fi, a Google está a oferecer um desconto de até $150 na compra do Nexus 5X. Mais info aqui.