Esta semana começa a Latada de Coimbra, a tradicional recepção aos caloiros. Acontece que este ano, a AAC (Associação Académica de Coimbra) e a InTocha (organização) cometeram o disparate de fazer distinção entre os alunos da Universidade e os do Politécnico e das Privadas. Pela primeira vez, no último dia os estudantes da UC vão ter entrada gratuita, enquanto que os alunos do ensino superior mas de outros estabelecimentos vão ter que pagar. Apesar da AAC ser vinculada à UC, deveria salvaguardar os interesses de todos os estudantes de Coimbra. Numa cidade onde reina a tradição e se deveria apelar à união, esta decisão está revoltar os alunos dos politécnicos e das privadas (que contabilizados perfazem 11 estabelecimentos de ensino superior: Agrária, ESEC, ISEC, ESTGOH, ISCAC, Miguel Torga, Bissaya Barreto, ARCA, Enfermagem e Vasco da Gama).
No site ForumCoimbra.com vários alunos têm mostrado a sua indignação e a tentar fazer valer um protesto que passa pelo boicote à Latada 2008, em todos os dias. Esta iniciativa serve para mostrar à AAC que os alunos fora da UC também têm direito a disfrutar da Latada em igualdade. Estes mesmo alunos dão, anualmente, muito dinheirinho à AAC. Vai servir para mostrar desagrado, mostrando a diminuição do lucro nas noites de Latada, para ver se para a próxima não se comete o mesmo erro.
Passem a palavra, porque as coisas só dão certo se mais gente aderir ao protesto. Não pensem só no vosso interesse pessoal, para beberem mais uns copos. Lembrem-se que é a tradição de Coimbra que está em causa e que estamos assim a contribuir para que a AAC veja o erro que está a cometer ao separar a UC do IPC e das privadas.