O líder da Igreja Católica na Polónia, Jozef Michalik, está envolto numa forte polémica, depois de ter declarado que as crianças são responsáveis pelos abusos sexuais exercidos sobre elas por padres.
Em declarações aos jornalistas, o arcebispo Jozef Michalik comentava as revelações sobre pedofilia exercida por padres, afirmando que «uma criança oriunda de uma família que atravessa um processo de divórcio procura amor e proximidade nos outros e pode perder-se, fazendo com que outra pessoa (o padre) também se envolva nisso (na pedofilia)».
As declarações do religioso provocaram de imediato uma onda de indignação, o que o obrigou a recuar e pedir desculpa ainda no mesmo dia, alegando ter sido mal interpretado. Michalik disse que não pretendia sugerir que as crianças vítimas de abusos eram de alguma forma responsáveis.
De acordo com a imprensa polaca, Jozef Michalik apoiou um pároco que em 2004 foi condenado por crimes de pedofilia. Na Polónia, onde os líderes católicos participam em todas as cerimónias de Estado, a religião católica tem grande preponderância, sendo ensinada nas escolas.
[to_like id=”25085″][/to_like]