
O Papa Francisco, líder da Igreja Católica desde 2013, faleceu esta manhã no Vaticano aos 88 anos. O anúncio foi feito pelo cardeal Kevin Ferrell, confirmando o fim do pontificado marcado pela simplicidade e dedicação aos mais vulneráveis.
O Papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano da história, faleceu esta manhã no Vaticano. O anúncio oficial foi feito pelo cardeal Kevin Ferrell às 7h35, marcando o fim de um pontificado que durou quase 11 anos.
Os últimos meses foram particularmente desafiantes para a saúde do Papa. Em fevereiro de 2024, foi internado na Policlínica Gemelli devido a uma bronquite, que posteriormente evoluiu para uma pneumonia bilateral. Este episódio seguiu-se a uma série de problemas de saúde, incluindo uma cirurgia abdominal em 2023 e dificuldades de mobilidade que o obrigaram frequentemente a utilizar cadeira de rodas.
Jorge Mario Bergoglio, nascido em Buenos Aires em 1936, tornou-se Papa em 2013, sucedendo a Bento XVI.
O seu pontificado foi marcado por reformas significativas na Igreja Católica, com ênfase na simplicidade, na misericórdia e na aproximação aos mais pobres e marginalizados. Como primeiro Papa jesuíta e latino-americano, trouxe uma perspetiva única ao Vaticano, frequentemente citando a necessidade de uma Igreja mais próxima dos fiéis e menos centralizada em Roma.
Francisco fez ontem a sua última aparição, nas cerimónias de celebração da Páscoa.