Yuichiro Miura, de 80 anos, é um alpinista profissional e tornou-se o homem mais idoso que já subiu ao Monte Everest. O cume do Everest é ponto o mais alto do Planeta, como 8.848 metros de altitude.
Aos 80 anos, Yuichiro Miura bateu o recorde que pertencia a Min Bahadur Sherchan, que tinha atingido o cume da mais alta montanha do planeta em 2008, quando tinha 76 anos.
[to_like id=”25085″][/to_like]
O japonês Miura, cuja máxima de vida passa pelo tradicional “nada é impossível”, tem o recorde ameaçado pelo seu antecessor, o nepalês Sherchan, que nesta altura, com 81 anos, já está no acampamento-base do Evereste e se propõe concretizar a subida na próxima semana. A disputa particular entre Miura e Sherchan tem vários capítulos, pois o segundo estabeleceu o anterior recorde aos 76 anos, que antes era pertença… do primeiro.
Integrado numa expedição com o filho Gota, Yuichiro Miura fez a ascensão com o auxílio de oxigénio artificial, depois de ter sido quatro vezes operado ao coração, a última das quais em janeiro.
O novo recordista confessou à filha, Emili Miura, acreditar que a subida ao cume do Evereste, em condições tão extremas, com níveis de oxigénio baixos, lhe acrescentaria “70 anos de vida”. Emili diz que o pai pretende saber “qual é o limite, qual é o potencial da espécie humana”.
Yuichiro acredita também que qualquer objetivo é concretizável. “Há possibilidades infinitas de o atingir. Se paramos, as possibilidades também param. É esta a filosofia dele”, explicou Emili Miura.
O treino do alpinista japonês passou por subir em zonas dos Himalaias acima dos 5.500 metros de altitude, para além de ter feito muitas caminhadas a carregar pesos de 9 quilos nos tornozelos e uma mochila com 18 quilos. A aventura nos Himalaias vai continuar.