As dicas são da CUF e nunca custa relembrar. Nesta altura do ano em particular os abusos são muitos e as consequências podem tardar.. mas aparecem.
Sem as medidas de prevenção certas, a exposição solar é um fator de risco para o melanoma e outros tipos de cancro da pele. Fica a saber aqui os cuidados a ter ao sol.
1. Proteja a pele 365 dias por ano
Aplicar protetor solar no rosto deve ser um hábito diário. Até nos dias nublados ou com nevoeiro a radiação UVA consegue atingir a superfície terrestre. Existe uma vasta oferta de cosméticos que incorporam fator de proteção solar, como hidratantes de dia ou BB Cream (cremes que hidratam e têm cor, como as bases), entre outros.
2. Em pele muito clara, reforce a proteção
Quanto mais clara for a tonalidade da pele, mais elevado deve ser o Fator de Proteção Solar (FPS). O mínimo deve ser 30+.
3. Evite as horas perigosas
Evite expor-se ao sol entre as 11 e as 16 horas. Estar à sombra, na praia, obriga também à aplicação de protetor solar, pois existe irradiação pela areia.
4. Se fez tratamentos/cirurgias recentes, evite a exposição
Se fez um tratamento ou cirurgia estética há pouco tempo, certifique-se junto do dermatologista/ cirurgião plástico quanto tempo depois poderá apanhar sol. Existem tratamentos estéticos que implicam a não exposição solar durante 72 horas.
5. Não se fique pelo protetor solar
Os óculos escuros e um chapéu devem fazer parte da sua “bagagem”, seja para o campo, praia ou piscina. As crianças devem usar chapéu e uma t-shirt escura.
6. Não se esqueça do cabelo
Aplique um protetor solar capilar quando se expuser ao sol. Este produto protege o cabelo dos danos do sol, mar e cloro e preserva a cor.
7. Mantenha-se hidratado (por dentro e por fora)
Beba muitos líquidos e, em casa, depois de tomar duche, aplique um hidratante pós-solar no rosto e corpo.
Cuidados a ter ao sol: dica extra
Escolha um protetor solar que proteja a pele das radiações UVA e UVB, aplique-o cerca de 30 minutos antes de se expor ao sol e renove a aplicação de duas em duas horas.