Com mais de 1300 pessoas infetadas com dengue, na Madeira, a Europa vive o primeiro surto da doença em quase 100 anos! A última ocorrência do género deu-se em meados de 1920.
A situação está aparentemente controlada, sendo no entanto aconselhados comportamentos preventivos.
A entidade que supervisiona a doença na Europa aponta mais de 20 casos fora da Madeira. Mas os 1357 doentes confirmados na região autónoma levam o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da Europa a alertar para um surto de dengue histórico, que “constitui riscos de saúde pública”.
“Dada a dramática expansão da transmissão endémica da dengue mundialmente nos últimos 20 ou 30 anos e dado o alto número de visitantes a Madeira, o surto é grande e constitui um risco para a saúde pública”, revela aquela entidade, num comunicado.
O surto de dengue na Europa começou em outubro. Desde então, os números foram sendo atualizados e já chegam aos 1357 casos. Não se registaram quaisquer mortes, mas houve quase 100 pessoas que necessitaram de tratamento em unidades de saúde.
Sabes reconhecer os sintomas da Dengue? Conheces a doença? É importante detectar todos os casos o mais rapidamente possível.
[jwplayer mediaid=”22006″]
Além do arquipélago da Madeira, há outros casos de dengue assinalados fora de Portugal. França e Croácia são exemplos, mas em número escasso. Prevê-se que o número de infetados com o mosquito na Madeira continue a aumentar até ao final do ano.
Apesar de tudo, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da Europa não coloca quaisquer restrições a viagens à Madeira. Apela apenas aos turistas ou outras pessoas que necessitem de visitar o arquipélago a adotar comportamentos preventivos.
Este combate à dengue na Madeira foi dificultado pelas condições climatéricas que se fizeram sentir na região, há duas semanas, já que as chuvas ajudaram o mosquito a movimentar-se. “Este mosquito desenvolve-se na água e é na água que coloca os ovos”, explicou o diretor-geral da Saúde, Francisco George.
Francisco George confirmou apenas oito casos em Portugal continental, mas que todos esses estavam controlados, num quadro benigno. As viagens para a Madeira continuam a decorrer sem quaisquer restrições, embora seja aconselhada a adoção de medidas preventivas.
A dengue é uma doença que mata, mas não se transmite de pessoa para pessoa. Estima-se que esteja presente em mais de 100 países. Em todo o mundo, em cada cinco pessoas, duas estão expostas à epidemia.
Fonte: PTJornal