
Um mundo inundado por opioides sintéticos ultrapoderosos, pessoas a comprar drogas a traficantes de inteligência artificial, cartéis mexicanos a despejar metanfetaminas na Europa – as perspectivas para um futuro próximo podem ser bem complicadas.
Os Estados Unidos – país berço da chamada “War on Drugs” – parece estar num momento de viragem no que toca à posição relativamente ao consumo de estupefacientes.
Também na economia e na universidade as drogas estão com um papel cada vez mais importante. A cannabis medicinal e recreativa já é uma indústria bilionária.. quando há poucos anos metia pessoas na cadeia para uma vida inteira.
Vi há dias que nunca se investigou tanto o efeito dos psicadélicos como agora – do LSD aos cogumelos mágicos – o próximo boom de aceitação pode estar para próximo.
O que nos trará o futuro no que toca à forma como lidamos com esta cena “das substâncias”, que fascina/atormenta a humanidade desde sempre? A Vice foi sondar a situação atual e os riscos que alguns especialistas já conseguem prever.