Exactamente quão grave é o COVID-19? Muita gente quer acreditar que os meios de comunicação social estão a criar agitação à volta de um problema menor.
Circula também a desinformação de que esta doença “mata menos do que a gripe”, apesar de já estar demonstrado que isso é completamente falso.
Não sendo um jornalista, o host do podcast mais popular do Planeta fez um EXCELENTE trabalho ao ter no programa alguém que realmente percebe do assunto, escreveu livros onde previa esta situação e tem dado várias palestras sobre o tema. Fez as perguntas certas, à pessoa certa, na altura certa.
O objetivo deste especialista não é assustar-te para entrares em pânico, mas é assustar-te para que inteires da gravidade da situação e pares de facilitar. A cena é séria, mesmo. E não vai desaparecer de um dia para o outro.
Vamos ter meses duros pela frente, as consequências em termos de sofrimento e perda de vidas vão ser pesadas.. mas não só diretamente devido ao virus.
Há toda uma série de consequências económicas, sociais e políticas que as pessoas em geral aparentemente ainda não estão a ter em conta. Vale a pena perderes uns minutinhos a ver isto.
Posso dizer que concordo com grande parte deste vídeo e vai ao encontro das minhas previsões e expectativas, que ontem já tinha referido parcialmente num outro post.
Não penses que só acontece aos mais velhos, já se viu que também isso era mito.
Não penses que é apenas um exagero da comunicação social e não contribuas para espalhar essa desinformação. Isto é efetivamente sério, e temos de estar conscientes. Tão tranquilos quanto possível, mas conscientes. Olhar para o lado e fingir que não se passa nada não é solução.
É vital nesta fase estar bem informado, ter sempre as mãos lavadas e tomar medidas de distanciamento social. Mesmo que pareça que ainda não é preciso, começa a preparar-te para não seres apanhado de surpresa se de repente na tua zona surgir um cluster do vírus e tiveres mesmo de ficar isolado à força durante umas semanas.