ainanas.com - feliz natal!
Notícias Contacta-nos
Médico explica na RTP porque é FUNDAMENTAL a Quarentena
Médico explica na RTP porque é FUNDAMENTAL a Quarentena

O Dr. Bruno Arroja esteve na RTP sem paninhos quentes, a explicar de uma vez por todas que não há outra alternativa senão a quarentena, uma vez que ainda não há vacina.

O Dr. Bruno Arroja esteve na RTP sem paninhos quentes, a explicar de uma vez por todas que não há outra alternativa senão a quarentena, uma vez que ainda não há vacina.

Ao longo da história, a humanidade já teve de lidar com várias pandemias que varreram civilizações inteiras e ceifaram milhões de vidas. Esta não precisa de ser igual. Temos tecnologia que nunca houve, temos condições que nunca tivemos.

No entanto temos de nos coordenar e assumir a máxima responsabilidade pessoal para que a propagação do virus não seja exponencial e dê ao nosso serviço nacional de saúde alguma hipótese de lidar com a situação. Desengane-se quem pensa que temos condições e que isto está controlado: não há camas para todos, não há ventiladores para todos os que vão precisar. Muita gente vai morrer, e não vale a pena viver num mundo de fantasia e acreditar no contrário.

O apelo é inequívoco: se puderem ficar em casa, fiquem em casa. O máximo possível. Se tiverem de ir trabalhar ou de sair para se abastecerem, por razões de saúde ou outro motivo de força maior, tomem todas as precauções.

Lavem as mãos ANTES de sairem de casa.Não sabem se já estão infectados e vão contribuir para a propagação do virus.

Usem sempre que possível um papel ou luvas descartáveis para carregar nos botões dos elevadores, abrir as portas, etc.

Lavem as mãos novamente quando chegarem ao vosso destino.

Adoptem medidas rigorosas de higiene respiratória, não espirrando nem tossindo para o ar ou para a mão. Tapem a boca com o braço, tossindo na direção do cotovelo.

Prestem bem atenção à comunicação deste médico. Ele deu a cara, isto não é um boato, não é um audio do Whatsapp cuja fonte é impossível de identificar. É um médico a dar um conselho muito direto.

Não foi esquecimento. As máscaras estão esgotadas em praticamente todo o lado neste momento. Assim dei destaque às medidas possíveis, importantes, e que não acarretam custos mas fazem muita diferença.

Para mim, pessoalmente, mandei vir máscaras. Já vêm a caminho, do Reino Unido, para chegarem o mais rapidamente possível.

Mandei vir um pacote destas, que são mais seguras mas bem caras para o caso de ter de ir ao hospital ou algum sítio de ALTO RISCO de contágio: https://sh.ort.pt/maskN95-10-UK

Também mandei vir um pacote destas mais baratas. São 100 unidades mas a proteção é menor. Serão recomendadas para qualquer saída de casa e obrigatórias para transportes públicos e zonas de maior concentração de pessoas, como aconteceu em Macau, que lidou brilhantemente com a crise: https://sh.ort.pt/maskSurgery-UK-100

Quem quiser receber rápido e tiver disponibilidade de dinheiro para encomendar, acho que mais vale pensar daqui a umas semanas que foi um dinheiro mal gasto do que ficar a lamentar não ter encomendado antes. Fica ao critério de cada um. Ainda assim incluí este update aqui no post.

As medidas referidas antes do video é que não podem MESMO falhar. Todos têm de cumprir.


Categoria/s: Saúde