Já ouviste falar de burnout? Normalmente era associado a médicos, juízes e outras profissões de grande responsabilidade. Isso está a mudar.
Ainda que muitas profissões tenham uma maior responsabilidade social – como médicos, enfermeiros, polícias, juízes – a verdade é que o burnout não é exclusivo desse tipo de actividades.
A exigência na produção constante é um tipo de pressão que os Youtubers, e outros “influencers”, estão sujeitos para se manterem no topo, e que também pode levar a esta forma de esgotamento profissional.
Ver coisas como uma criança de 11 anos que parece mais preocupada com a perda de visualizações do que com a morte da mãe é um autêntico murro no estômago, mas tudo isto ainda é novo demais para o compreendermos plenamente. Os efeitos deste tipo de vida online no nosso cérebro ainda não estão completamente estudados, mas é notório que problemas relacionados com ansiedade e esgotamento estão a crescer bastante.
Há até quem pense que toda uma geração – a dos millennials – está em esgotamento ou a caminho. Se o tema te interessar lê este artigo.
É longo como a merda e ainda só consegui ler metade, mas estou a gostar, e vou certamente apanhar o resto quando tiver tempo… porque eu também sou um millennial e nunca há tempo para nada.