Supostamente não se devia ter sensação nenhuma, afinal “coma” significa exactamente um estado de inconsciência do qual a pessoa não pode ser despertada.
Se a consciência é o estado de alerta que permite ao indivíduo a percepção de si e do meio, em coma, por definição, não se deveria ter consciência do que acontece à nossa volta. No entanto vários relatos dizem que isso não é de todo verdade.
Claire Wineland tem 18 anos, mas vive uma vida um pouco diferente da maioria das raparigas da sua idade: sofre de fibrose cística, doença crónica que bloqueia os pulmões e o sistema digestivo com acumulação de muco, impedindo o funcionamento adequado do organismo.
Devido a esta condição clínica, Claire Wineland já passou por mais de 30 intervenções cirúrgicas e teve de estar internada em hospitais cerca de 1/3 da sua vida.
Num desses internamentos, Claire ficou em coma induzido – tendo decidido depois contar em vídeo como é passar por essa experiência. Obviamente varia de caso para caso e de pessoa para pessoa, mas fica o testemunho: