Hoje em dia infelizmente parece que se perdeu completamente a noção da privacidade e é normal os pais partilharem a vida toda dos filhos nas redes sociais.
Começa com uma ou duas fotos fofas, mas rapidamente se entra no loop de auto-gratificação através dos likes / reconhecimento externo, e fica cada vez mais “viciante” gerar novo conteúdo.
Há pais que chegam ao ponto de partilhar fotos dos filhos a tomar banho, de mostrarem a escola onde eles andam, quando vão ao médico, as atividades extracurriculares que têm. Um enorme erro, do ponto de vista da segurança.
Há pais que fazem tudo isto, tendo o perfil aberto ou repleto de desconhecidos / semi-conhecidos, que podem ter intenções duvidosas.
Mesmo que nada de extremamente grave aconteça, é sempre uma invasão da privacidade e um abuso.
A Deutsche Telekom lançou uma campanha de sensibilização para esta questão, dando uma “chapada de luva branca” aos pais de uma miúda, vítima deste tipo de exposição involuntária.
Vale a pena ver e partilhar, especialmente se partilhas fotos dos teus filhos ou tens contactos que o fazem. Sabemos que não é por mal, tal como não era no caso destes pais. Mas pode valer a pena refletir e ajustar a ação.