Recomendamos que actives o barramento de SMS de valor acrescentando contactando a tua operadora. Há virus que se instalam no telemóvel e vão discretamente roubando saldo enviando estas mensagens.
[to_like id=”23382″] [/to_like]
As mensagens de valor acrescentado vão para números começados por 68. Normalmente não têm qualquer utilidade e servem apenas para sacar dinheiro. O grande problema é que há muitos esquemas que enganam as pessoas para enviar sms de valor acrescentado sem que se apercebam disso (as letras minúsculas na página que ninguém lê).
E há ainda o malware que trata do envio das sms sem que o utilizador sequer se aperceba. Recentemente foi descoberta uma rede de fábricas de virus deste tipo na Russia, que em conjunto roubaram milhões de Euros utilizando sms de valor acrescentado ( operação dragon lady).
Foi publicada no Diário da República (DR), de 3 de julho, a Lei n.º 42/2013, que procede à oitava alteração da Lei n.º 5/2004, de 10 de fevereiro (Lei das Comunicações Eletrónicas), alterando as regras do barramento seletivo de comunicações relativo à prestação de serviços de valor acrescentado baseados no envio de mensagem, incluindo SMS (short message service) ou MMS (multimedia messaging service), e serviço de audiotexto.
Até à entrada em vigor da presente lei, a 17 de agosto de 2013, os prestadores de suporte dos serviços de valor acrescentado têm que promover um aviso, por escrito, a todos os seus assinantes, informando sobre a alteração do regime de acesso aos serviços de valor acrescentado e sobre a necessidade de, querendo, solicitar o barramento dos serviços cujo acesso passa a ser facultado por defeito.