Aumento do Nível de Ameaça Terrorista para “Significativo” em Portugal
O secretário-geral do Sistema de Segurança Interna (SSI) de Portugal anunciou uma alteração no nível de ameaça terrorista do país, passando de “moderado” para “significativo”. Esta mudança foi motivada por acontecimentos recentes no Médio Oriente, nomeadamente o conflito entre Israel e o Hamas. A decisão tem um caráter “preventivo e de cautela”, e vem na sequência de outros aumentos de alerta em países europeus como a Bélgica e França.
Implicações e Escalas de Ameaça
O novo nível de ameaça “significativo” implica que as Forças e Serviços de Segurança em Portugal vão continuar a monitorizar a situação de segurança, adotando medidas tanto passivas como ativas consideradas necessárias. Este acompanhamento será feito no âmbito da Unidade de Coordenação Antiterrorista (UCAT).
Existe uma escala com cinco graus de ameaça, que são: 5 – Reduzido; 4 – Moderado; 3 – Significativo; 2 – Elevado; 1 – Imediato; e ainda o “Z – Ameaça Real”, de acordo com o Plano de Coordenação, Controlo e Comando Operacional das Forças e Serviços de Segurança (PCCCOFSS).
O Serviço de Segurança Interna comprometeu-se a divulgar informações relevantes sempre que considerado útil e necessário.
Fonte: SIC NOTÍCIAS