Depois de o campeonato europeu de futebol ter chegado ao fim sem incidentes deste género e muitos terem suspirado de alívio, o terrorismo está de volta a França.
Num ataque que já está a ser celebrado pelo DAESH, embora a autoria não esteja confirmada, um camião lançou-se sobre uma multidão que celebrava esta noite o Dia Nacional da França, em Nice, causando dezenas de mortes. Esta é uma notícia em actualização. Armas e granadas foram encontradas no camião.
Dezenas de pessoas terão ficado feridas e há registo de pelo menos 70 mortos, segundo indicam a BFMTV e o Le Figaro. A mesma fonte revela, ainda, que os condutores do camião terão trocado tiros com a polícia.
A câmara dos Alpes-Marítimos avança com a hipótese de atentado terrorista e pediu às pessoas para ficarem em casa, refere o Le Figaro, assim como as autoridades francesas.
Sobre esta possibilidade, o Daily Star avança desde já que terá sido um ataque perpetrado pelo ISIS e recorda que é comum o grupo terrorista usar veículos e carros bombas.
Um perímetro de segurança já foi montado junto à praça de Masséna.
Comemora-se hoje naquele país o feriado do Dia da Bastilha. Em Nice, centenas de pessoas assistiam a um espetáculo de fogo de artifício.
Há portugueses no local que estão a enviar notícias para cá. Quem quiser acompanhar um relato em portugues neste momento ligue a SIC Notícias, por exemplo. Está um português em direto a contar o que viveu no local.
Ainda não há confirmações oficiais, mas já se fala em mais de 70 mortos.
⚠️ UPDATES ⚠️
– Relatório de segurança dá conta de cerca de 1500 incidentes terem sido neutralizados pelas forças de segurança francesas durante o EURO.
– Fala-se de 78 mortos no ataque. Mais de 100 feridos, 16 deles em estado muito grave.
– Há mais de 10 mil portugueses em Nice. Muitos estavam perto do local e estão a dar relatos expressivos do que viveram nos canais portugueses. Recomendamos a RTP3 ou a SIC Notícias para acompanhar o que se está a passar em português.
– Ainda não foi oficialmente confirmada a autoria do ataque, mas segundo info do Nuno Rogeiro que está a acompanhar canais do DAESH no Telegram, a organização terrorista celebra e reivindica o ataque.
– Pede-se que não sejam partilhadas imagens/videos explícitos do ataque, porque é isso mesmo que os terroristas querem, espalhar o pânico e que as imagens sejam muito difundidas. Evitem partilhar imagens chocantes.