Enviado por: Ruben Rico
Um programa transmitido na SIC está a gerar polémica devido aos conselhos dados por uma taróloga a uma alegada vítima de violência doméstica.
Em ‘A Vida nas Cartas – O Dilema’, Carla Duarte, especialista em Tarot de Marselha, ouve as preocupações de uma mulher que contactou a SIC via telefone.
Na conversa, em que expressa preocupações com a sua saúde, a mulher revela ser vítima de violência doméstica. A esta revelação, a taróloga responde de uma forma que chocou os espectadores.
“Ando muito nervosa devido ao meu marido, porque há 40 anos que sofro de violência doméstica. Ele bate-me, ele faz-me tudo”, contou Maria da Glória, no programa desta quinta-feira.
A resposta de Carla Duarte a este tema surgiu após alguns minutos de conversa. “Já percebi que a situação não é muito boa no seio familiar”, começou por dizer, antes de informar a espectadora de que o marido não a traía com ninguém e de aconselhá-la a ter “paciência, calma, e a não procurar conflitos”.
Com aquela vozinha irritante, basicamente disse-lhe algo como “se levas na boca é porque mereces! Trata bem o teu marido que já não apanhas no focinho.”
As palavras exactas foram:
“Você escolheu este homem e, por enquanto, é com ele que vai ficar. Quando damos amor, recebemos amor, mesmo que seja em menos quantidade. Quando damos violência, recebemos violência. Se você recebe violência, corte este ciclo e não dê violência. Mime-o, por muito difícil que isso seja”