O Festival de Bayreuth, dedicado a Richard Wagner, despediu uma das suas principais estrelas, o cantor Evgeny Nikitin, pouco antes do início da edição desde ano. Motivo: a organização descobriu que o russo tem uma cruz suástica tatuada no peito.
“Não imaginei a dimensão das irritações e sofrimentos que este símbolo iria provocar, sobretudo em Bayreuth, no contexto da história deste festival”, admitiu Nikitin, em declarações à imprensa alemã, antes de abandonar a cidade.
A direção do festival e o encenador de “O Holandês Voador”, Jan Philipp Gloger, – que Niktin iria protagozinar – só viram a tatuagem da suástica na sexta-feira à noite, quando assistiram um programa cultural da ZDF.
Apesar de já estar tapada por uma tatuagem mais recente, a suástica no peito de Nikitin ainda é visível, o que levou a direção do festival a decidir anular o contrato com uma das suas “estrelas”.
“Tínhamos de tomar posição, não podíamos ignorar o que vimos”, explicou Peter Emmerich, porta-voz do festival, ao site do jornal Der Spiegel.
Nikitin explicou entretanto que pertenceu a uma banda de ‘heavy metal’ na juventude, e que a tatuagem, que diz ser “o maior erro” da sua vida, é dessa altura.
As imagens apresentadas pela ZDF foram captadas quando o cantor de ópera fazia parte da banda de heavy metal, e mostram-no de tronco nu, de cabeça rapada, com a suástica no peito, a tocar bateria: