
Um vídeo captado por um motorista da Carris Metropolitana, nos arredores de Lisboa, revela o comportamento caótico dos passageiros durante o embarque num autocarro vazio. Se dúvidas houvesse, esta é uma prova de que a Lei da Selva impera.
Uma situação inusitada nos transportes públicos de Lisboa tornou-se viral nas redes sociais após um motorista da Carris registar o momento em que dezenas de passageiros tentavam entrar simultaneamente num autocarro vazio, criando uma cena de pura selvajaria.
As imagens captadas revelam um cenário desconcertante onde, apesar de o veículo estar completamente vazio, os passageiros demonstram um comportamento desordenado, empurrando-se mutuamente numa tentativa desenfreada de garantir lugares sentados. O episódio gerou uma onda de comentários nas redes sociais sobre a falta de civismo nos transportes públicos.
A gravação tem provocado intenso debate entre os internautas, que apontam para um problema mais profundo na sociedade. Os comentários nas redes sociais destacam a “mentalidade do salve-se quem puder” e questionam o comportamento colectivo em situações de pressão.
Há que ser honesto: no fundo, a culpa não é só dos passageiros. Se houvesse transportes de qualidade e em número suficiente. Se houvesse planeamento territorial para não estar tudo concentrado nas grandes cidades, se a imigração fosse mais controlada…. cenas como esta seriam menos frequentes, ou até eliminadas.